Página inicial > Notícias > Ifes divulga cronograma do processo seletivo para cursos técnicos

Ifes divulga cronograma do processo seletivo para cursos técnicos

Publicado: Quarta, 15 de Mai de 2013, 11h17 | Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2017, 13h12

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes informa o cronograma do processo seletivo para cursos técnicos concomitantes e subsequentes para o segundo semestre letivo de 2013. As vagas e os cursos oferecidos serão divulgadas no edital, com previsão de divulgação no dia 27 de maio. As inscrições para o processo seletivo serão realizadas no período de 3 a 21 de junho.

O processo seletivo atende à Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que estabelece que metade das vagas ofertadas é reservada à inclusão social por sistema de cotas (vagas de ação afirmativa) para candidatos que tenham cursado todo o ensino fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Sendo assim, as vagas serão preenchidas por candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, brancos, amarelos e os não declarados. Os outros 50% serão destinados à livre concorrência. No ato da inscrição, o candidato deverá optar se concorrerá à reserva de vaga – vagas de ação afirmativa, ou se concorrerá às vagas de ampla concorrência.

A prova será aplicada no dia 7 de julho e o resultado final deve ser divulgado no dia 16 de julho.

Processo seletivo para cursos superiores

O Ifes ofertará 239 vagas para cursos superiores nos campi Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Itapina, Piúma e Serra para o segundo semestre letivo de 2013. A seleção será realizada exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificada – Sisu, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem referente ao ano de 2012. As inscrições para o processo seletivo 2013/2 serão realizadas de acordo com o cronograma do Sisu, a ser divulgado no site: sisu.mec.gov.br.

Metade das vagas ofertadas é de ação afirmativa, destinadas para alunos que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola pública, em atendimento à Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Do total de vagas de ação afirmativa, metade serão para alunos com renda per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo, sendo a quantidade de vagas dividida de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Desta forma, haverá reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos e índios; e reserva de vagas para candidatos de outras etnias. Os outros 50% das vagas de ação afirmativa serão para alunos com renda per capita maior a 1,5 salário mínimo, sendo a quantidade de vagas dividida de acordo com o IBGE. Desta forma, haverá reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos e índios; e reserva de vagas para candidatos de outras etnias.

Confira os cursos ofertados:

Tecnólogo

Campus Colatina:
Tecnólogo em Saneamento Ambiental

Bacharelado

Campus Colatina:
Sistemas de Informação

Campus Cachoeiro de Itapemirim:
Engenharia de Minas

Campus Itapina: