Página inicial > Notícias > Ifes dá início aos Seminários Regionais de Gestão Institucional nos campi

Ifes dá início aos Seminários Regionais de Gestão Institucional nos campi

Publicado: Segunda, 18 de Março de 2013, 11h39 | Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2017, 16h29

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes deu início aos Seminários Regionais de Gestão Institucional na terça-feira (12). Os eventos têm como objetivo discutir as políticas de gestão da instituição e vão envolver servidores e alunos de todos os campi do Instituto.

O primeiro seminário foi realizado no campus Vila Velha, e reuniu professores, técnicos-administrativos e estudantes de Guarapari, Piúma e Vila Velha. O professor Marcelo Minozzo, do campus Piúma, que participou do evento, afirmou que a metodologia o surpreendeu. “É de extrema importância para interagir com outros campi, pois a gente sempre se encontra em âmbitos com temas específicos, como reuniões de câmaras”.

Marcelo Tedoldi Machado, professor do campus Guarapari, teve uma impressão positiva. “O tema e a metodologia utilizada foram pertinentes, com destaque para a simplicidade da metodologia e os ganhos. Meu desejo é ter contato com a socialização do relatório final e ver o trabalho continuar”. E para a professora Ana Raquel Santos de Medeiros Garcia, do campus Vila Velha, “o seminário é uma oportunidade para toda comunidade dar sua opinião sem ter a preocupação de sair daqui com soluções elaboradas, mas sim com caminhos a serem trilhados”.

No dia 13 de março, foi a vez dos servidores e alunos dos campi Aracruz, Cariacica e Serra e dos servidores do Centro de Educação a Distância – Cead se reunirem no campus Serra para debater as políticas de gestão do Ifes. A aluna do campus Aracruz Thainá Vilela considerou o evento interessante. “Pude sentar na mesa de igual para igual com um pró-reitor para debater e conhecer áreas da instituição que eu não conhecia”.

No campus de Alegre, servidores e estudantes dos campi de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, Venda Nova do Imigrante e Centro-Serrano participaram do seminário realizado na quinta-feira (14). Felipe Lima, professor do campus Ibatiba, ressaltou a motivação gerada pela participação no seminário. “O evento faz com que as pessoas se sintam parte do processo, quando participam das discussões gera motivação. E as pessoas se comprometem com a execução porque se sentem parte da decisão”.

Diana Paula Diogo Correia, auxiliar em administração do campus de Alegre, lembrou que para concretizar uma boa gestão tem que haver participação de todos. “Para que a gestão possa atender ao Instituto todo é preciso ouvir a todos”. Já para o professor Cristiano Fim, do campus Venda Nova do Imigrante, os seminários são uma iniciativa de gestão participativa. “É uma ferramenta que permite formalizar as necessidades individuais e buscar soluções para atendê-las”.

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, destacou que o Instituto é fruto da união de quatro instituições. “Cada uma delas tinha uma visão de futuro e, com a união, elas integraram seus passados e se uniram com uma visão de futuro conjunta”. Ele defendeu ainda que os seminários são uma oportunidade de podermos definir o futuro da nossa instituição. “A ideia do seminário é fazer um diagnóstico de como nós nos enxergamos”, afirmou.

Programação

Os Seminários Regionais de Gestão Institucional continuam nesta semana. Na segunda-feira (18), o seminário será realizado das 10 às 16 horas, no campus Vitória, e vai reunir servidores e alunos do campus e servidores da Reitoria. Na terça-feira (19), servidores e estudantes dos campi Linhares, Nova Venécia, e São Mateus se reúnem no campus Linhares, das 10 às 16 horas. A programação se encerra na sexta-feira (22), reunindo os campi Colatina, Itapina e Santa Teresa, das 9 às 15 horas, no campus Itapina.

Os servidores e estudantes que participam dos seminários foram selecionados pelo Conselho de Gestão de cada campus – órgão que tem a finalidade de contribuir com opiniões e sugestões para a administração, visando ao aprimoramento contínuo do processo educativo – e, nos campi em que ainda não há um Conselho de Gestão instituído, podem participar servidores e estudantes selecionados por comissões locais formadas em cada campus.

Cada reunião tem limite de 15 participantes por campus. A metodologia utilizada é a de World Café adaptada, para gerar diálogos colaborativos entre os participantes, criando redes dinâmicas de conversação.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria