Página inicial > Notícias > Ifes coordena parceria tecnológica entre Brasil e Noruega

Ifes coordena parceria tecnológica entre Brasil e Noruega

Publicado: Segunda, 01 de Outubro de 2012, 13h23 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2017, 12h17

Foi lançado no Brasil o catálogo online Subsea Index, que permite o cadastramento de empresas brasileiras e norueguesas atuantes no setor de fornecimento de soluções tecnológicas para as atividades de exploração e produção de petróleo e de gás natural em águas submarinas profundas. A cerimônia foi realizada na quinta-feira (20), no Palácio Anchieta, e contou com a presença de representantes dos governos do Espírito Santo e do Condado de Hordaland, da Noruega; de empresários das cidades de Bergen, Stavanger, Vitória e Vila Velha; e de instituições de educação superior capixabas.

Esse catálogo integra as ações previstas no acordo de cooperação assinado em 2010 entre o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento – Sedes, e o Governo da Noruega, por meio da agência de inovação Norwegian Centers of Expertise – NCE. O acordo prevê a implantação no Brasil do Norway Brazil Business and Innovation Center – Norbbic, projeto que é coordenado pelo pró-reitor de Extensão do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Tadeu Pissinati Sant'Anna. O centro binacional de inovação e negócios será abrigado inicialmente na Incubadora do Ifes, no núcleo incubador do campus Serra.

O Norbbic tem o objetivo de proporcionar ambientes de incubação de novos negócios binacionais criados por meio de associação de empresas, como consórcios e joint ventures. Serão desenvolvidas estratégias e atividades de treinamento de profissionais para o setor de petróleo e gás natural, por meio de intercâmbios internacionais com universidades parceiras, e atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novos produtos, bens e serviços voltados para a cadeia de suprimentos das companhias petroleiras de exploração em águas submarinas profundas.

O Subsea Index inicia o processo de cadastramento das empresas brasileiras e norueguesas interessadas em estabelecer parcerias. Aquelas que incluírem atividades de treinamento e de P&D em seus contratos de associação poderão contar com o ambiente da Incubadora do Ifes para iniciar suas atividades, que poderão ser desenvolvidas com as quatro instituições de educação superior escolhidas no Estado para a iniciativa, como o Ifes, a Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, a Faculdade do Centro Leste – UCL e a Universidade de Vila Velha – UVV. Também serão feitos acordos para estágio para estudantes de instituições brasileiras e norueguesas.

O catálogo foi criado pelo NCE com versões em português e inglês e já conta com mais de 100 pequenas e médias empresas norueguesas cadastradas. As primeiras empresas brasileiras a se cadastrarem foram a União Engenharia e Montagens Ltda, de Vila Velha, e a Cepemar, de Vitória, durante a cerimônia de lançamento do catálogo.

"Pequenas e médias empresas do Espírito Santo que busquem parcerias internacionais com empresas norueguesas e que dependam de P&D e treinamento vão encontrar no Norbbic seu ambiente de trabalho cooperativo, onde serão criadas inovações para o pré-sal", afirma Tadeu Pissinati. Com isso, o Espírito Santo se candidata a produzir serviços, equipamentos e peças para as instalações petrolíferas do Brasil e, possivelmente, para exportação. “Os treinamentos serão definidos caso a caso, conforme evoluam os acordos empresariais e eles nos procurem com suas demandas”, conclui.

Noruega e Espírito Santo
Entre os países que dominam o setor de petróleo no mundo está a Noruega. Apesar de suas pequenas dimensões geográfica e populacional, o país tem grande peso no cenário internacional devido à sua alta produção de petróleo e gás natural no Mar do Norte, região petrolífera que permitiu desenvolver seu potencial tecnológico e empresarial na cadeia produtiva de extração desses recursos naturais.

Com essa experiência, as companhias norueguesas buscam abrir novas oportunidades de negócios no Brasil. Um dos Estados escolhidos para realização de investimentos e parcerias foi o Espírito Santo, que se destaca por ser o segundo maior estado brasileiro em produção de petróleo.