Página inicial > Notícias > Ifes coordena criação de Associação Nacional de Extensionistas Tecnológicos

Ifes coordena criação de Associação Nacional de Extensionistas Tecnológicos

Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2012, 14h00 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2017, 13h54

Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, representado pelo pró-reitor de Extensão, Tadeu Pissinati Sant'Anna, participou do Seminário Nacional de Centros Vocacionais Tecnológicos – CVTs, com o tema "Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social”, realizado nos dias 29 e 30 de novembro, em Brasília.

No evento, o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – Secis/MCTI, Eliezer Moreira Pacheco, palestrou sobre o Programa de CVTs como uma política de inclusão social e produtiva, buscando estabelecer relações de intersetorialidade com outras políticas geridas pelos Ministério da Educação – MEC, Ministério da Integração Nacional – MI, Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, entre outros.

Os participantes discutiram conceitos e aplicações da extensão tecnológica, buscando estabelecer novas articulações entre programas de governos federal, estaduais e municipais, ações de gestão de entidades privadas sem fins lucrativos, atividades de extensão de universidades e institutos federais e fomentos de fundações de amparo à pesquisa e de bancos de desenvolvimento.

O deputado federal Ariosto Holanda – PSB-CE apresentou seu projeto de lei de Extensão Tecnológica, iniciado na Câmara dos Deputados como PL 7394/2006 e atualmente tramitando no Senado Federal como PLC 120/2010, que disciplina a atividade no país e cria o Fundo Nacional de Extensão Tecnológica.

Foram realizadas também oficinas para a apresentação de propostas de melhoria no edital de chamada pública de projetos de CVTs, feita anualmente pela Secis/MCTI, que financia a implantação física desses Centros. Discutiu-se também a sustentabilidade dos CVTs, que precisa encontrar fontes seguras de custeio.

Esteve presente e palestrou no Seminário o secretário de Educação Profissional e Tecnológica – Setec/MEC, Marco Antonio de Oliveira, que cogitou a possibilidade do Programa Nacional de Acesso à Educação Profissional e Emprego – Pronatec ser uma das fontes de custeio dos CVTs, especificamente nas ofertas de cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC e técnicos.

Os CVTs também oferecem serviços técnicos e tecnológicos às micro e pequenas empresas, associações e cooperativas de trabalho. Alguns também dispõem de incubadoras de empreendimentos em economia solidária. Outros concentram suas atividades em pesquisas aplicadas no interesse de tecnologias sociais. Estas são as atividades típicas de extensão tecnológica desses centros, ainda sem uma fonte de financiamento público estável.

Para fortalecer o extensionismo tecnológico no país, foi criada durante o evento uma comissão que assumiu a responsabilidade de criar a Associação Nacional de Extensionistas Tecnológicos – Anet. Os membros dessa comissão e seus respectivos segmentos são: Tadeu Pissinati Sant'Anna – Ifes – Institutos Federais – coordenador; Virgínia Cavalcanti – UFPE – Universidades Federais; Sônia da Costa – Secis/MCTI – Governo Federal; Olivan Rodriguez –SECTES/MG – Governos Estaduais; e Maria Virgínia Tavares Cruz Vitoriano – Centec/CE – Instituições Não Governamentais Gestoras de CVTs. A comissão deverá ainda ser acrescida de um representante da Setec/MEC e de um representante do Fórum Nacional de Secretários Municipais de C&T.

Segundo Tadeu Pissinati, "a Anet nasce com uma tarefa importantíssima para 2013, que é organizar uma mobilização nacional dos extensionistas tecnológicos pela aprovação do PLC 120/2010. Com essa lei, além do reconhecimento da atividade de inúmeros profissionais, o Brasil ganha um instrumento para financiá-la, que é o Fundo Nacional de Extensão Tecnológica. Com as alíquotas propostas, este fundo arrecadará cerca de R$400 milhões por ano, viabilizando o funcionamento de todos os 260 CVTs implantados no Brasil".

O Ifes tem um CVT instalado no Campus Cachoeiro de Itapemirim, na área de Mineração e Geologia, e projetos de outros Centros para a Região Metropolitana da Grande Vitória, previstos em emenda da Bancada Federal do Espírito Santo para o Orçamento 2013.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria