Página inicial > Notícias > Ifes comemora aniversário de 103 anos

Ifes comemora aniversário de 103 anos

Publicado: Segunda, 17 de Setembro de 2012, 16h00 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2017, 12h30

No domingo, 23 de setembro, o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes celebra seu 103º aniversário. A instituição, criada em 1909 como Escola de Aprendizes Artifíces, teve várias denominações até chegar à atual. E para comemorar essa data tão importante, serão realizadas várias atividades nos campi e também fora do Instituto.

De 12 a 22 de setembro, serão plantadas 103 mudas nos campi do Ifes, em momentos escolhidos pela diretoria-geral de cada campus, com a participação de estudantes e servidores. A iniciativa está relacionada à missão do Instituto, que por meio de suas ações de ensino, pesquisa e extensão, promove educação profissional e tecnológica de excelência, com foco no desenvolvimento humano sustentável.

As plantas são de diversas espécies: Amarelão, Angico Canjiquinha, Cajá Grande, Ingá de Metro, Ingá da Praia, Ipê Amarelo, Ipê Rosa, Paineira Rosa, Pau Brasil, Pau d´alho, Pitomba Amarela, Sangra d´agua e Sapucaia. As mudas foram doadas pelo viveiro PlantES, localizado em Sooretama, que comercializa mudas de essências nativas; plantas para arborização; plantas ornamentais; e sementes de espécies nativas; e trabalha com o resgate de espécies vegetais e coleta e identificação de espécies.

O aniversário do Ifes também contará com uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Espírito Santo - Ales, na terça-feira (25), às 19 horas. Na ocasião, serão homenageados 30 personagens importantes na história da instituição.

E na quinta-feira (27), a Orquestra Pop & Jazz comemora o 103º aniversário do Instituto com uma apresentação, a partir das 20 horas, no teatro do campus Vitória, em Jucutuquara. O repertório contará com músicas de Tim Maia e Marcos Valle, aniversariantes desse mês. A entrada é franca.

Confira a programação do plantio das mudas:

Quarta-feira (12)
Campus Santa Teresa - 11h