Página inicial > Notícias > Ifes assina memorando de entendimento com Instituto de Singapura

Ifes assina memorando de entendimento com Instituto de Singapura

Publicado: Segunda, 30 de Abril de 2012, 13h56 | Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2017, 10h40

ifes jurong 1 SITE

Nesta quarta-feira (25), o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, o Ngee Ann Polytechnic – NP, de Singapura e o Estaleiro Jurong Aracruz – EJA assinaram memorando de entendimento de intercâmbio internacional que enviará quinze estudantes e três professores do Ifes, por ano, para participar de um programa de cooperação educacional em Singapura.

Assinaram o protocolo de intenções, no Gabinete do Governador do Estado, o pró-reitor de Extensão do Ifes, Tadeu Pissinati; o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; o presidente do Estaleiro Jurong Aracruz, Martin Cheah; o diretor de Recursos Humanos do Grupo SembCorp Marine, Chua San Lye; e o diretor da Divisão de Engenharia Mecânica do Ngee Ann Polytechnic, Peter Liang Yee Siong. A assinatura do memorando também contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix; do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir José Pela; do secretário de Estado de Educação, Klinger Barbosa; e do prefeito de Aracruz, Ademar Devens.

Para Pissinati, “esse é um momento histórico para o Ifes e para o Espírito Santo e um marco no intercâmbio educacional internacional do Ifes, por beneficiar estudantes do curso técnico. Sem contar que a participação dos professores tem o objetivo de viabilizar um futuro curso de engenharia naval no Espírito Santo”. O diretor da Divisão de Engenharia Mecânica do Ngee Ann Polytechnic, Peter Liang Yee Siong, afirma que “esse programa abre um novo capítulo na cooperação internacional educacional. O Instituto Ngee Ann e o Ifes compartilham valores, e a sinergia estabelecida entre eles levará grande sucesso para esse programa”.

Em seu discurso o diretor de Recursos Humanos do Grupo SembCorp Marine, Chua San Lye, da qual faz parte o EJA, destacou que os alunos selecionados, após o treinamento de um ano em Singapura, irão retornar ao Brasil já funcionários da empresa. Segundo ele, “a empresa se beneficia com a transferência de conhecimento e tecnologia sem precisar trazer esses profissionais de Singapura”.

Serão investidos dois milhões de dólares no programa, que torna o Ifes pioneiro na transferência de tecnologia para a indústria naval no Espírito Santo. “Poucos países no mundo têm a capacidade de trabalhar com a tecnologia empregada no EJA, mas com esse intercâmbio, em breve, o presidente da empresa no Brasil poderá não ser mais `um olho puxado` e isso depende apenas dos capixabas”, afirma o presidente do EJA, Martin Cheah.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Péla, lembrou que iniciou os primeiros entendimentos para o estabelecimento desse programa, ainda como reitor do Ifes. O governador Renato Casagrande disse que “a vinda do Estaleiro inaugura a Indústria Naval no Espírito Santo e que é muito bom para o Estado ver a integração de duas instituições de ensino tecnológico do mais alto nível, que são o Ngee Ann Polytechnic e o Ifes”.

Após a assinatura do memorando de entendimento, o pró-reitor de Extensão, Tadeu Pissinati, levou os representantes do Grupo SembCorp Marine, do EJA e do NP para uma visita aos campi Serra e Vitória, onde conheceram as instalações, os laboratórios e a Incubadora, e tiveram oportunidade de conversar com professores, alunos e empreendedores.

Na quinta-feira (26), a comitiva visitou o campus Aracruz, onde conheceu os laboratórios, maquinários, instalações e a diretoria do campus. Durante a visita, foram definidos os critérios de seleção para participação no programa. Segundo Pissinati, o processo de seleção será iniciado em junho deste ano, com previsão de embarque para Singapura em março de 2013. Poderão participar do programa os estudantes do curso Técnico em Mecânica do Ifes, egressos com até um ano de conclusão ou formandos em 2012.

ifes jurong 2 SITE