Página inicial > Notícias > Ifes assina convênio com a Petrobras para fomentar a formação dos estudantes de cursos técnicos

Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2013, 12h57 | Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2017, 15h31

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes é uma das instituições brasileiras de educação que vão implementar o Programa de Formação de Recursos Humanos – PFRH em cursos de habilitação profissional de nível técnico. O convênio foi assinado nesta terça-feira (16), no Rio de Janeiro.

O PFRH é uma ação da Petrobras vinculada à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, por meio das Participações Especiais. O PFRH visa a fomentar a formação dos estudantes dos cursos técnicos selecionados, estimulando a melhoria do seu desempenho acadêmico e a redução da evasão escolar, bem como despertar o interesse da força de trabalho técnica para o setor de petróleo, gás, energia e biocombustíveis.

De acordo com o pró-reitor de Extensão do Instituto, Tadeu Pissinati, o convênio a ser assinado abrange exclusivamente estudantes de cursos técnicos, conforme seleção de áreas tecnológicas de interesse do setor. O Programa também alcança a Educação Superior, mas o Ifes ainda não vai implementar esse nível – por enquanto, apenas a Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes atua nesse nível no Espírito Santo.

O programa vai contemplar todos os campi do Ifes que oferecem cursos técnicos das áreas de mecânica, eletrotécnica, instrumentação (eletromecânica), automação (elétrica e eletrônica), processamento (química e metalurgia), meio ambiente, segurança do trabalho, geoprocessamento e portos. Em 36 meses de execução do convênio, estão previstas 719 bolsas de estudo para os estudantes, que serão selecionados por meio de edital interno do Ifes. O valor mensal das bolsas é de R$350,00.

Os professores e estudantes beneficiários do convênio devem desenvolver estudos em temas relacionados ao setor de petróleo e gás. As atividades dos professores e estudantes a serem engajados no PFRH abrangem o desenvolvimento de projetos de estudos e a participação em seminários, congressos, palestras e outros eventos destinados a apresentação dos resultados desenvolvidos pelos bolsistas. “Com este convênio, os estudantes do Ifes poderão empreender projetos científicos e tecnológicos integrados às suas atividades acadêmicas, tendo a orientação de seus professores e implementando o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão nos cursos técnicos”, destaca Pissinati.

A Comissão Gestora do PFRH no Ifes é presidida pelo pró-reitor de Extensão, Tadeu Pissinati, e conta com a participação do diretor de Relações Empresariais e Comunitárias do Ifes, Fábio Có, e do diretor de Ensino Técnico, Altair Peterle. O programa conta ainda com um coordenador, Flavio Antonio de Morais Pinto, e um subcoordenador, Josemar Francisco Pegorette, que constituem também a Equipe Executora. A gestão administrativa e financeira será realizada pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia – Facto, fundação de apoio do Ifes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria