Página inicial > Notícias > Ifes abre inscrições para Processo Seletivo de Cursos Técnicos

Ifes abre inscrições para Processo Seletivo de Cursos Técnicos

Publicado: Sexta, 27 de Abril de 2012, 18h33 | Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2017, 10h48

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes abre inscrições para mais de 900 vagas de cursos técnicos para o segundo semestre de 2012. As inscrições vão de 3 a 31 de maio. Os candidatos poderão se inscrever para cursos técnicos dos campi Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Piúma, Serra, Vila Velha e Vitória.

As inscrições devem ser feitas pelo site do Ifes. A taxa de inscrição é de R$51. As provas serão aplicadas no dia 24 de junho, das 13 às 17 horas. O edital completo está disponível no site do Ifes.

Para participar do processo seletivo para cursos técnicos, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou pode estar cursando a 3ª série do Ensino Médio, sem dependência.

O processo seletivo oferece ainda 45 vagas remanescentes para os cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja. As vagas são para os cursos técnicos em Comércio, no campus Colatina; e em Metalurgia, no campus Vitória.

Para participar da seleção das vagas remanescentes, o candidato deve possuir o Ensino Médio completo ou concluí-lo até o dia da matrícula; e ter idade mínima de 18 anos ou a completar até o dia da matrícula. A seleção será realizada por meio de prova objetiva, aplicada no dia 24 de junho, das 13 às 17 horas.

Isenção
A isenção da taxa de inscrição poderá ser requerida no ato da inscrição, no período de 3 a 23 de maio. Tem direito à solicitação de isenção:

- o candidato que estudou os últimos dois anos do ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular de ensino como aluno bolsista em função de carência socioeconômica;

- o candidato que estudou o equivalente a pelo menos dois anos através de exames supletivos ou curso equivalente em estabelecimento da rede pública de ensino e comprove a aprovação final, até a data do pedido de isenção.

Proeja
O Ifes também oferece vagas para ingresso no 1º período dos cursos do Proeja por meio de outro edital. São 68 vagas para os ingressantes do 1º período do Proeja para os cursos de Metalurgia e de Segurança do Trabalho, ofertados no campus Vitória.

O período de inscrição também será de 3 a 31 de maio, e não será cobrada taxa de inscrição para o preenchimento dessas vagas.

Para participar do processo seletivo do Proeja, os candidatos devem preencher os seguintes requisitos:

- possuir o Ensino Fundamental completo ou concluí-lo até o dia da matrícula;

- ter idade mínima de 18 anos ou a completar até o dia da matrícula;

- Não ter concluído o Ensino Médio.

O ingresso para os cursos ofertados neste edital será realizado em três etapas: participação em Palestra Informativa; análise Sócio-Educacional dos candidatos inscritos; e prova objetiva.

Confira os editais.