Página inicial > Notícias > Escritores capixabas falam sobre literatura e processo criativo em encontro de Letras

Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2013, 13h46 | Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2017, 15h40

O campus Vitória recebeu estudantes de Letras das instituições capixabas de ensino superior no II Encontro Capixaba de Estudantes de Letras – Ecel. O evento, realizado de 5 a 8 de abril, trouxe para discussão o tema “Moldando a ‘Panelinha de breu’: expressões da identidade cultural capixaba na Ilha do MEL”.

A abertura do encontro contou com uma mesa com os escritores Bernadette Lyra, Paulo Roberto Sodré e Saulo Ribeiro. O bate-papo foi mediado pela professora do Ifes, Andréia Delmaschio. Bernadette é autora do livro “Panelinha de breu”, que deu nome ao tema do evento. A escritora falou sobre a obra e também sobre a literatura de ficção. Também destacou as características que deseja no leitor. “Um bom leitor é aquele que tem imaginação, um bom dicionário e um certo sentido artístico. Esse é o leitor ideal para mim”.

Já o poeta Paulo Sodré falou sobre o seu processo criativo e declamou alguns versos aos presentes. Abordou ainda a sensibilidade. “O escritor precisa ter uma antena muito sensível àquilo que a tradição literária nos negou, particularmente a tradição literária ocidental”.

Antes do espaço para falas dos estudantes, o escritor Saulo Ribeiro tratou do seu processo de criação e sobre a literatura. “Uma obra que eu tenho o prazer de ler, ela tem dois caminhos. Ou ela me pega pelo humos, e eu não gosto de rir à toa, ou ela me pega pelo abismo, pela vertigem que ela consegue produzir na leitura”, ressaltou.

Nos demais dias de evento, a programação contemplou mesas-redondas e grupos de discussão e trabalho. Os estudantes também participaram de oficinas de Libras e de Contação de História e de minicursos de Autoficção e de Análise do Discurso.

O encontro foi uma realização da Executiva Nacional de Estudantes de Letras – ExNEL, da Executiva Capixaba de Estudantes de Letras – ExCEL, e do Diretório Acadêmico de Letras Clarice Lispector – DAL da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria