Página inicial > Notícias > Equipe formada por estudantes do Ifes vence campeonato de robótica

Equipe formada por estudantes do Ifes vence campeonato de robótica

Publicado: Terça, 30 de Outubro de 2012, 11h15 | Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2017, 14h41

robotica 1 SITE

A equipe Emerotecos, formada por alunos do campus Vitória, conquistou o primeiro lugar na categoria Resgate B da Competição Latinoamericana de Robótica – Larc, dentro do evento Robotic Trends, realizado de 17 a 21 de outubro, em Fortaleza, Ceará. Com o resultado, a equipe se tornou bicampeã na categoria e se classificou para a competição mundial RoboCup Junior, que ocorrerá em junho de 2013 na Holanda.

A Emerotecos é formada pelos estudantes Ivan Seidel Gomes, Matheus Pimentel Canejo da Cunha e Gabriel Lima Guimarães, alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus Vitória. A equipe é orientado pelos professores Hudson Cássio Oliveira, do campus Vitória, e Felipe Nascimento Martins, do campus Serra.

O robô utilizado pela equipe foi totalmente desenvolvido pelos próprios alunos. O projeto mecânico foi feito em computador e as peças de acrílico foram cortadas a laser. A escolha das placas eletrônicas também foi feita por eles, assim como o projeto e construção de algumas delas. Finalmente, a programação do robô foi feita em Java em um celular Android, que ficou responsável pelo controle de todo o robô, bem como pela construção do mapa do ambiente de competição.

Além da Emerotecos, a equipe NEROs, formada por alunos de Engenharia de Controle e Automação do campus Serra, participou da categoria IEEE-SEK (IEEE - Standard Education Kits), também dentro da Competição Latinoamericana de Robótica. Esta é uma categoria organizada pela Institute of Electrical and Electronic Engineers – IEEE, em que dois robôs devem ser construídos por cada time utilizando peças de kits educacionais aprovados. Neste ano, puderam ser utilizados kits de robótica Lego e VEX. A equipe é formada pelos estudantes Alan Pablo Donati Pereira, Axsell Luis Eker de Souza, David Cunha Sellos, Miguel Gonçalves Schroeffer, Rodrigo Travaglia Andrade e Rudson Silva Venturim.

A participação das equipes NEROs e Emerotecos no evento contou com o apoio financeiro do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo – Fapes.

Robotic Trends

Vários alunos e servidores do Ifes participaram de outros eventos dentro da programação do Robotic Trends. O evento é composto pelo IX Latin American Robotics Symposium – LARS, pelo I Simpósio Brasileiro de Robótica – SBR, pelo XI Latin American Robotics Competition – LARC, pela X Competição Brasileira de Robótica – CBR, pela V Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR, pela II Mostra Nacional de Robótica – MNR e pelo Workshop de Robótica Educacional – WRE.

O professor do campus Serra, Felipe Nascimento Martins, do Núcleo de Estudos em Robótica e Automação – Nera, participou do evento onde apresentou trabalho no Workshop de Robótica Educacional, na Mostra Nacional de Robótica. O trabalho “Robótica como meio de promoção da interdisciplinaridade no ensino profissionalizante” tem como objetivo mostrar que o uso da robótica é uma importante ferramenta para a promoção da interdisciplinaridade e propor o uso de tal ferramenta como forma de melhorar a integração dos conhecimentos das disciplinas de alguns cursos técnicos oferecidos pelos Institutos Federais no Brasil. O artigo foi fruto de trabalho em equipe juntamente com os professores Hudson Cássio Gomes Oliveira, do campus Vitória, e Gabriela Freire Oliveira, do campus de Alegre. Com o trabalho, eles receberam o prêmio de terceiro melhor artigo submetido ao WRE 2012.

Outras duas equipes do campus Vitória, orientadas pelo professor Hudson Cássio Oliveira, participaram das competições. A equipe Bugosos participou da categoria Resgate B da LARC e a equipe TechnoZ participou da categoria Resgate A da OBR. A equipe Bugosos é composta pelos estudantes Arthur dos Santos Leite Neiva Neves, Arthur Pratti Dadalto, Breno Rios Rodrigues, Pedro Affonso Godinho de Alcântara, Vívian Bezerra de Sá Thiebaut, Carolina Lima Guimarães e Thiago Pelissari dos Santos. A equipe TechnoZ é formada pelos alunos Gabriel Carneiro Madalosso, Pedro Camata Verdini, Vinícius Michalovzkey e Ramon Ravani Del Piero. E o estudante Gabriel Henrique Vieira Barbosa Saldanha, do campus Cariacica, participou da categoria Duathlon da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR, orientado pelo professor Rodolfo Riveiro Gomes.

Além disso, trabalhos do Instituto foram selecionados para apresentação na Mostra Nacional de Robótica - MNR. Um deles foi o robô da equipe Emerotecos. Outro trabalho selecionado foi desenvolvido pelas alunas do curso Técnico em Informática do campus Serra Luiza Pin e Débora Jones, orientadas pelo professor Eduardo Max. O trabalho "Um kit de robótica educacional baseado em hardware livre", que apresenta um kit robótico de arquitetura aberta e de baixo custo, foi construído a partir da plataforma Arduino, um sonar e servomotores. Também participaram os alunos Danilo Pereira Neves, Jean Pablo Vieira de Mello e Rodolfo Alves dos Santos, do campus São Mateus, sob a orientação do professor Tiago Zanotelli, com o trabalho “Plataforma Didática de Baixo Custo para o Ensino de Robótica".

As equipes NEROs, Emerotecos, TechnoZ e Bugosos, assim como as alunas Luiza Pin e Débora Jones, fazem parte do Núcleo de Estudos em Robótica e Automação – Nera.

robotica 2 SITE robotica 3 SITE