Página inicial > Notícias > Entidade norueguesa visita o campus Serra para formação de equipe do projeto Norbbic

Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2011, 11h45 | Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2017, 13h17

visita norueg 3 SITE

O campus Serra recebeu a visita de dois representantes do Norwegian Centers of Expertise - NCE Subsea para formar a equipe do projeto Norway-Brazil Business and Innovation Center - Norbbic, que conta com representantes do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, da Faculdade Centro Leste - UCL, de empresas do ramo, do governo estadual e da NCE. A agenda estabelecida prevê diversas ações para 2012, como eventos de integração no Brasil e na Noruega. A visita aconteceu na tarde de sexta-feira (7). Trond Olsen, gerente geral do NCE Subsea, e Petter Hovland, agente de globalização da entidade, conheceram as instalações do campus, como laboratórios de pesquisa e a Incubadora de Empresas do Ifes. Pela manhã, eles participaram de reuniões com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento - Sedes e com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Sect, na companhia do diretor-geral do campus Serra, Ademar Manoel Stange; do pró-reitor de Extensão, Tadeu Pissinati; do diretor de Extensão Tecnológica, Francisco Rapchan; do gerente de Gestão Educacional do campus Serra, José Geraldo Orlandi; e do coordenador-adjunto de pesquisa do campus, Renato Tannure Almeida. Nesses encontros, foi estabelecida a estratégia de definição do nicho tecnológico pioneiro do Norbbic e do apoio do estado ao empreendimento.O NCE é uma entidade do governo da Noruega que promove projetos de cooperação entre institutos de educação e pesquisa com empresas, como vistas à internacionalização de empresas daquele país. Essa entidade é responsável pela cooperação na área de tecnologias de produção de petróleo e gás natural em águas profundas.

Em novembro de 2010, o Governo do Espírito Santo e o NCE assinaram um protocolo de cooperação com a finalidade de desenvolver no estado o projeto Norbbic, um centro de inovação voltado às tecnologias subsea, que compreende educação, treinamento, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias por meio de parcerias entre instituições de ensino, pesquisa e extensão e empresas, além da incubação de negócios internacionais e de empresas nascentes. Na ocasião, o Ifes foi convidado a integrar a equipe do empreendimento, por meio do campus Serra, e o pró-reitor de Extensão assumiu o papel de gestor do projeto. O projeto mobiliza entidades públicas e privadas para compor a rede de apoio.