Página inicial > Notícias > Conif fará ampla apresentação da Rede ao Conselho Técnico-Científico da Capes

Conif fará ampla apresentação da Rede ao Conselho Técnico-Científico da Capes

Publicado: Segunda, 05 de Novembro de 2012, 11h14 | Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2017, 11h22

Em dezembro de 2012, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conif participará de reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC para apresentar a Rede, seu histórico e projeto de desenvolvimento. A participação do Conif foi sugerida pelo diretor de Avaliação e vice-presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, Lívio Amaral, na terça-feira (30), durante encontro que tratou da divergência de pareceres a propostas de programas de mestrado de institutos federais.

Além do presidente do Conif, Denio Rebello Arantes, que também é reitor do Instituto Federal do Espírito Santo- Ifes, o reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, Belchior Rocha, e o professor Dante Moura também estiveram presentes. Eles defenderam o programa de mestrado acadêmico em Educação Profissional do IFRN, cuja proposta teve aprovação da Comissão de Área de Educação, mas não foi recomendada pelo CTC.

No caso específico do IFRN, Lívio Amaral sugeriu aos gestores a apresentação de recurso, mas, de forma geral, observou que é preciso reforçar o processo de comunicação e apresentou convite para que o Conif participe, em data a ser definida, da reunião do CTC que será realizada de 10 a 14 de dezembro, em Brasília, e contará com a presença de dirigentes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – Setec, do Ministério da Educação – MEC.

Ao destacar que a Rede vive um momento de grandes avanços no desenvolvimento da pós-graduação, o presidente do Conif elencou alguns pontos que serão abordados no encontro com o CTC. "Iremos apresentar amplamente as nossas instituições e mostrar o que é a pós-graduação dentro dos institutos federais. Será uma ótima oportunidade para a Rede e para a Capes", afirmou.

Denio Rebello Arantes solicitou ainda a participação do Conif no Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, cujo pedido foi considerado pelo vice-presidente da Capes. "Devemos caminhar no sentido de ter uma representação específica no CTC", disse Lívio Amaral.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif