Página inicial > Notícias > Capes divulga processos seletivos para programas no Brasil e no exterior

Capes divulga processos seletivos para programas no Brasil e no exterior

Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2012, 13h10 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2017, 12h22

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes abre processo seletivo para onze programas para professores atuarem no Brasil e no exterior. Os editais estão disponíveis no site da Capes: http://capes.gov.br/editais/abertos.

O programa Professor Assistente de Língua Portuguesa nos Estados Unidos seleciona até 30 bolsistas formados em língua portuguesa ou língua inglesa para atuarem nos Estados Unidos, no período de nove meses, a partir do próximo ano. As inscrições podem ser realizadas até 28 de setembro e o candidato deve ser proficiente em inglês e residir no Brasil. A bolsa inclui os benefícios de moradia, alimentação, seguro-saúde e passagem aérea de ida e volta.

A Capes também seleciona até 30 bolsistas para estágio de doutorado nos Estados Unidos, por meio do Programa Fulbright. Os interessados podem se inscrever até 1º de outubro. É necessário que o candidato esteja matriculado em um curso de doutorado reconhecido pela Capes, ser fluente em inglês e não ter usufruído de outra bolsa de estágio-doutorado. A bolsa tem duração de nove meses.

Já o Programa de Bolsa Dra. Ruth Cardoso oferece apoio para pesquisadores brasileiros realizarem atividades de docência e pesquisa na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. As inscrições podem ser feitas até 30 de novembro.

A Capes também lança edital para incentivar intercâmbio de docentes com universidades de Língua Portuguesa. Os interessados podem inscrever propostas até 28 de dezembro. Para ser inscrita, a proposta deve ser submetida pelo representante de instituição de ensino superior brasileira e estar vinculada a um ou mais programas de pós-graduação avaliados pela Capes. O valor da remuneração varia de R$ 850 a R$ 8,9 mil reais.

Já o Programa Professor Visitante Estrangeiro apoia visitas de média ou longa duração de professores do exterior convidados por cursos de doutorado de instituições de ensino superior brasileiros. A submissão das propostas pode ser feita até 28 de dezembro. O edital prevê a concessão de bolsas com valores entre R$ R$ 3,9 mil e R$ 8,9 mil, passagem aérea e auxílio-instalação. Cada proposta deverá prever prazo de permanência para o professor visitante, sendo mínima de 15 dias e máxima de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.

E o Programa de Intercâmbio Científico Brasil-Alemanha de Curta Duração seleciona candidatos para atuarem na Alemanha. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela Internet, com, no mínimo, 90 dias de antecedência da viagem. O objetivo é fortalecer a cooperação científica entre os dois países. A ação financiará a ida de pesquisadores de instituições brasileiras à Alemanha e a vinda de pesquisadores de instituições alemãs ao Brasil.

Há também o edital para seleção de candidatos à bolsa para a realização de estágio sênior no exterior em diversas áreas de conhecimento. O benefício será concedido a doutores brasileiros, com formação obtida há pelo menos oito anos. E o Programa de Apoio à Participação de Eventos no Exterior concede auxílio financeiro para a apresentação de trabalhos de professores e pesquisadores em eventos no exterior, com vistas a propiciar a visibilidade internacional da produção científica, tecnológica e cultural gerada no País. O calendário do programa com o período do evento e o prazo para inscrição está disponível no edital.

O Programa de Bolsa de Estudos para Estágio Pós-Doutoral no Exterior oferece bolsa aos doutores brasileiros, como forma de contribuir com a inserção internacional desses pesquisadores, o estabelecimento de intercâmbio científico e a abertura de novas linhas de pesquisa de relevância para o desenvolvimento da área no país.

A Chamada n°5 do PDA Mata Atlântica – Apoio a Projetos em Redes – apoia projetos para a geração de conhecimento por meio de redes de organizações que atuam na promoção do desenvolvimento sustentável na Mata Atlântica. O edital divide-se em dois eixos de estruturação: temático, relacionado às linhas temáticas do PDA Mata Atlântica e aos temas associados às políticas socioambientais estratégicas para o bioma; e regionais, envolvendo projetos demonstrativos, parceiros e redes agrupadas em uma determinada região ou território. Não há prazo determinado para envio de propostas, havendo possibilidade de apresentação até que se esgotem os recursos destinados à chamada.

E a Chamada 05 – PDA Mata Atlântica – Projetos em Rede visa a apoiar processos de geração de conhecimentos para a elaboração e aperfeiçoamento de políticas públicas, visando à ampliação da escala de impacto das experiências desenvolvidas em 111 projetos já realizados sobre a Mata Atlântica. O edital será de fluxo contínuo até que se esgotem os recursos destinados à chamada.