Página inicial > Notícias > Campus Serra é nomeado como polo de aplicação do Programa de Iniciação Científica Júnior da Obmep

Publicado: Quarta, 13 de Março de 2019, 15h15 | Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2019, 22h03

A oficialização ocorreu no dia 1º de março de 2019.

O Campus Serra foi oficializado, no dia 1º de março de 2019, como um polo de aplicação do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr.) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

A Obmep é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O PIC é um programa que visa transmitir aos estudantes cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, entre outros. O estudante participa de atividades orientadas por professores qualificados nas instituições de ensino superior e de pesquisa. Com isso, pretende-se despertar a vocação científica do estudante, além de estimular a criatividade por meio do confronto com problemas interessantes da Matemática.

O Campus Serra atenderá uma turma de 20 estudantes do ensino médio do município de Serra, que foram premiados ou certificados com menção honrosa na edição 2018 da Obmep. Dos 20 estudantes, 9 são dos cursos técnicos em mecatrônica e informática integrados ao ensino médio e 11 estudam nas redes privada ou estadual do município. Os alunos serão orientados pelo professor do Campus, Fidelis Zanetti de Castro, em 16 encontros quinzenais de 4 horas de duração cada.

Cada estudante receberá um conjunto de apostilas do Impa/Obmep abordando os temas: Aritmética, Contagem e Probabilidade, Teorema de Pitágoras e Áreas, Indução Matemática, Grafos, Geometria e Criptografia.

Além dos encontros presenciais, os alunos farão atividades a distância utilizando o fórum da Obmep, denominado Hotel de Hilbert, sob orientação de um moderador. As atividades envolvem discussões, resolução de problemas e entrega de atividades.

O início das atividades do polo Serra será no dia 06 de abril de 2019. Detalhes do programa PIC podem ser consultados em http://www.obmep.org.br/pic.htm