Página inicial > Notícias > Campus Serra realiza II Seminário dos Grupos de Pesquisa

Campus Serra realiza II Seminário dos Grupos de Pesquisa

Publicado: Sexta, 17 de Mai de 2019, 15h28 | Última atualização em Sexta, 17 de Mai de 2019, 16h08

Na última quinta-feira (16) ocorreu, na sala 902S, o II Seminário dos Grupos de Pesquisa do Campus Serra, com o intuito divulgar as áreas de atuação e os projetos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa, visando aumentar a cooperação entre os grupos e a divulgação entre alunos e servidores.

Nesta edição, o grupo GAMA (Grupo de Aprendizado de Máquinas e Automação) ficou responsável pelas apresentações. O professor Daniel Cavalieri iniciou as apresentações das áreas de pesquisa do grupo (Reconhecimento de Padrões, Sistemas Inteligentes, Processamento de Imagens, Modelagem de Sistemas e Indústria 4.0), os professores envolvidos (Luiz Alberto Pinto, Daniel Cavalieri, Adilson Ribeiro, Cassius Zanetti, Flávio Garcia, Rosiane Rocha e Rafael Emerick) e os projetos em andamento. Em seguida, os pesquisadores e alunos do grupo apresentaram seus trabalhos com os temas:

. Estimativa de Composição Química do Aço no Fim de Sopro (Arcelor/Ifes);

. Preditor de Vazamento de Escória de Convertedor para Panela (Arcelor/Ifes);

. Inspeção de Via Permanente de Trilhos por Processamento de Imagens (Vale/Ifes/UFES);

. Recomendações e Exemplos de Implementações do Conceito de Indústria 4.0 para as Empresas Capixabas (Fapes);

. Estudo sobre Durabilidade e Vida Útil de Postes de Concreto Armado para Orla Marítima (EDP/Ifes);

. Análise Qualitativa de Material Particulado utilizando Espectroscopia Raman e Medição do índice de queima da pelota de minério de ferro (Vale/Ifes);

. Laboratório Vivo de Sistemas Ciberfísicos e Automação Inteligente;

. Desenvolvimento de uma Bancada Didática de Baixo Custo para o Controle de Nível e Temperatura de uma Planta em Escala Reduzida (PIBIC/Ifes);

. Aplicações de Machine Learning ao Diagnóstico de Faltas em Processos de uma Planta de Cimento.

O evento contou com a presença de professores, servidores e alunos do Campus e resultou em discussões a respeito dos temas e trocas de ideias. A terceira edição do Seminário ocorrerá em junho.

IMG 0418 1

IMG 0426 1