Página inicial > Notícias > Campus Serra participa da 7ª edição da Simulação Geopolítica do Ifes

Campus Serra participa da 7ª edição da Simulação Geopolítica do Ifes

Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2019, 09h14 | Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2019, 09h22

Os alunos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do Campus Serra do Ifes, Beatriz Auer Mariano, do 2º ano em Informática; João Antônio Sobrinho Covre, Maria Eduarda Justino Braga e Matheus Kuster Rosa, do 3º ano em Informática, organizaram a equipe que simulou o Comitê da ONU Meio Ambiente, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) na 7ª edição da Simulação Geopolítica do Ifes. A agência do Sistema das Nações Unidas (ONU) é responsável por promover a conservação do meio ambiente e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável.

O tema do comitê oferecido pelos alunos este ano foi "Uso abusivo de Agrotóxicos e seus impactos no mundo", o qual permitiu importantes reflexões sobre formas de agricultura sustentável e as saídas para que possamos ao mesmo tempo alimentar a população mundial em constante crescimento e garantir a preservação do meio ambiente, a saúde do trabalhador do campo e a oferta de alimentos saudáveis. No link do comitê é possível verificar a pesquisa realizada, o material produzido e demais informações: http://www.pnuma2019sigi.tk/.

A Simulação Geopolítica do Ifes é um projeto de Extensão que está na sua sétima edição. O projeto simula debates da Organização das Nações Unidas (ONU) em suas mais diversas agências, sobre os mais diversos assuntos e tempos históricos (passado, presente e futuro). As simulações também incluem debates anteriores à criação da Liga das Nações (1919), precursora da ONU. Proporcionando a discussão sobre as problemáticas da conjuntura nacional e internacional, há 6 anos a Sigi tem criado e desenvolvido habilidades ímpares nos seus participantes, como a capacidade de negociação, noções básicas de oratória, postura para lidar com o adverso, trabalho em equipe, dentre outras. Nesse ano a SiGI conta com a participação de 8 comitês, incluindo em língua inglesa, imprensa e com o comitê do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente de 2019, o evento conta com mais de 500 alunos de 24 escolas diferentes.

Desde 2017, ano da implantação do Ensino Médio Técnico Integrado, o Campus Serra participa do evento enviando delegações. Nesse ano, em 2019, a participação do Campus na VII SiGI foi além do envio de delegações. O Campus foi organizador do evento, através da participação direta e indireta de servidores na organização e disponibilizou material impresso a ser utilizado no evento.

Por fim, em 2019, como resultado da contribuição direta do Campus Serra, a SiGI utilizará o SiGIAPP, programa que informatiza a lista de oradores e o processo de inscrição das escolas participantes, além de oferecer facilidades que irão trazer uma melhor experiência da SiGI. Além disso, o Campus Serra está hospedando a página do projeto, a qual fora criada e gerenciada pelos alunos João Antônio Sobrinho Covre e Matheus Kuster Rosa, alunos do 3º ano do Integrado em Informática.