Página inicial > Notícias > Campus Serra apresenta Programa de Acompanhamento de Egressos

Campus Serra apresenta Programa de Acompanhamento de Egressos

Publicado: Segunda, 23 de Mai de 2011, 17h57 | Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2017, 14h00

Na quinta-feira (19), o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Denio Rebello Arantes, assistiu à apresentação dos resultados preliminares do Programa de Acompanhamento de Egressos dos cursos técnicos e superiores, realizado pelo campus Serra.

Participaram da apresentação o diretor adjunto do campus Serra, Sebastião Alves Carneiro; a idealizadora do projeto, Sônia Marta Bortolloti Ribeiro; o coordenador do CIE-E do campus Serra, Wallace Nascimento; e a pró-reitora de Ensino do Ifes, Cristiane Tenan.

O Programa de Acompanhamento de Egressos é norteado por três eixos: o Encontro de Egressos, que será realizado anualmente, visando à integração e à troca de experiências; a Pesquisa de Egressos, que retroalimentará o planejamento dos cursos técnicos e superiores oferecidos pelo campus; e a Formação Continuada, com vagas a serem oferecidas aos egressos de cursos técnicos, em disciplinas presenciais do campus.

O Programa já foi aprovado pela Diretoria de Extensão do campus Serra e está em fase de implantação. No dia 11 de maio, foi realizado o I Encontro de Egressos, com uma mesa-redonda sobre “A Importância da Ética e da Formação Continuada”, ministrada por Flávia Melo dos Santos. Também houve a apresentação de relatos de experiência profissional de três egressos do campus Serra: Edenilton Martins dos Santos e Lift Lorena Gramelik Ferraz, do curso Técnico em Automação Industrial; e Saymon Castro de Souza, do curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores.

A Pesquisa de Egressos foi realizada com egressos de cursos técnicos e superiores, de 4 a 17 de maio, com questionário on line. O questionário contém 30 perguntas, sendo 27 objetivas e três dissertativas, e foi formulado a partir da Pesquisa Nacional de Egressos, do Ministério da Educação – MEC. Também foram incluídas questões propostas pelos coordenadores de curso e pela assistente social do campus. Os egressos foram comunicados por e-mail sobre a pesquisa.

A aplicação do questionário tem como finalidade acompanhar a situação dos alunos egressos no mercado de trabalho e obter suas opiniões e sugestões sobre os cursos. Dessa forma, os currículos dos cursos poderão ser revistos e atualizados, com base nas respostas obtidas por meio do questionário. A aplicação é inédita na Instituição.

A Formação Continuada é um projeto-piloto para o segundo semestre deste ano, quando serão oferecidas, inicialmente, vagas em disciplinas que vão compor cursos de extensão dos cursos Técnicos em Automação Industrial e em Informática. As condições do preenchimento das vagas oferecidas, o público-alvo da formação, a quantidade de vagas por curso, entre outras informações, serão divulgados em edital, ainda sem data definida para divulgação.

O campus Serra também está implantando a Comissão Permanente de Acompanhamento de Egressos do campus Serra, que dará continuidade aos trabalhos do programa no campus.