Página inicial > Notícias > Campi do Ifes promovem eventos de Ciência e Tecnologia

Campi do Ifes promovem eventos de Ciência e Tecnologia

Publicado: Segunda, 15 de Outubro de 2012, 13h11 | Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2017, 15h31

Entre os dias 15 e 21 de outubro, o Brasil e o Espírito Santo promovem a 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que irá discutir o tema Sustentabilidade, Erradicação da Pobreza e Economia Verde. Alguns campi do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes irão promover suas próprias atividades referentes à Ciência, Tecnologia e Inovação.

O campus Vila Velha realiza, de terça (16) a quinta-feira (18), a sua 1ª Semana de Ciência e Tecnologia, a partir das 10 horas, no próprio campus. O evento contará com palestras, oficinas, mesas-redondas e minicursos, além de apresentações musicais do Coral Maria Penedo, do Ifes, e do Coral da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Haverá, ainda, apresentação cultural da Barra do Jucu e mostra de filmes.

Já o campus Guarapari promove, também de terça (16) a quinta-feira (18), a II Feira Municipal de Ciências e Mostra Tecnológica de Guarapari – Feciteg, no Sesc de Guarapari. A programação contará com mostra de projetos de pesquisa que abordaram o tema “Ciência, sustentabilidade e energias sustentáveis”, além de mostra cultural e literária do campus e de escolas municipais.

Os projetos de pesquisa selecionados na mostra serão premiados com uma bolsa na modalidade Iniciação Científica Júnior no valor de R$ 100,00 por doze meses, um computador, participação na 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia e certificado de participação.

De segunda (15) a sexta-feira (19), a partir das 9h50min, o campus Venda Nova do Imigrante irá promover o I Ciclo de Palestras da Semana de Ciência e Tecnologia do campus, no auditório. A programação contará com 20 palestras de diferentes assuntos relacionadas à ciência, além de um lanche oferecido aos alunos na terça-feira (16), em comemoração ao Dia Nacional da Alimentação Saudável.

Já o campus Serra sediará, de segunda (15) a sexta-feira (19), a VII Jornada de Iniciação Científica, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica. A programação contará com exposição de 325 pôsteres em cada campus do Ifes, sendo 167 trabalhos de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico; 85 artigos publicados e 73 livros. Saiba mais.

A III Semana de Ciência e Tecnologia do campus Piúma será realizada de quinta-feira (18) a sábado (20), com abertura às 19 horas, no próprio campus. O evento contará com palestras, exposição de trabalhos e momento cultural. Também irá ampliar e divulgar o conhecimento das ciências, além de valorizar a criatividade dos alunos do campus.

O campus Itapina irá realizar dois minicursos, na quinta (18) e sexta-feira (19), para alunos e servidores do campus e, também, para a comunidade em geral. Na quinta-feira (18), a partir das 8 horas, será realizado o minicurso sobre “A utilização do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes como ferramenta de pesquisa”, ministrado pelo bibliotecário Bruno Giordano Rosa. E na sexta-feira (19), também às 8 horas, o professor José Claudio Valbuza ministra o minicurso sobre Propriedade Intelectual e Inovação no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – Inpi.

As atividades referentes à Semana de Ciência e Tecnologia do campus de Alegre serão realizadas nos dias 23 e 24 de outubro, no próprio campus. Será realizado um Ciclo de Palestras com a participação dos alunos dos cursos técnicos e superiores do campus. O campus Nova Venécia realizará a sua Semana de Ciência e Tecnologia em dezembro.

E a Semana de Ciência e Tecnologia do campus Santa Teresa será realizada de 8 a 10 de novembro, seguindo o tema da 9ª Semana Nacional: Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza. A programação contará com palestras, mostra científica, oficinas, apresentações culturais e premiações para os melhores trabalhos.

No dia 9, será realizada a Mostra Científica, das 13h às 17h30min, e o espaço será aberto para visitações. Mais informações e agendamento para visitas à mostra podem ser obtidas pelos telefones: (27) 3259-7877 (falar com Adriana ou Márcia) ou (27) 3259-7855 (falar com Renata).

O campus Colatina vem promovendo uma série de atividades referentes à Semana de Ciência e Tecnologia desde junho. A programação vai até final de novembro com ações que visam discutir o tema proposto. Nos dias 7 e 8 de novembro, o campus promove o III Seminário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com início às 19 horas. A programação prevê palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos selecionados em forma de pôster.

Nos dias 23 e 24 de novembro, será realizado o I Seminário Estadual de Ensino a Distância. Será lançado o livro “Estudos aplicados do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal do Ifes” e serão apresentados pôsteres com artigos do mesmo livro, além de palestras.