Página inicial > Notícias > Campi do Ifes participam da 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

Campi do Ifes participam da 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

Publicado: Segunda, 22 de Outubro de 2012, 12h30 | Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2017, 15h18

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes esteve presente na 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que aconteceu até sexta-feira (19), na Praça do Papa, em Vitória. Sete campi do Instituto participaram do evento, com estandes que apresentaram trabalhos e projetos de várias áreas de conhecimento desenvolvidos por alunos e professores.

O campus Venda Nova do Imigrante trouxe um projeto produzido pelos alunos do curso Técnico em Agroindústria, com orientação dos professores Genilson de Paiva, Flávia de Abreu Pinheiros e João Tomas da Silva Borges. O trabalho tem como objetivo formar profissionais no aproveitamento e inovação de novos produtos na área de alimentação da região.

O campus São Mateus trouxe dois projetos para o evento. O primeiro trabalho foi produzido pelos alunos do curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio, intitulado “Desenvolvimento e Aplicação de Jogo Didático de Tabuleiro no Ensino de Química”. O segundo projeto foi produzido pelos alunos do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, e é intitulado “Dog Alimentator”.

Para representar o campus Itapina, os alunos levaram dois projetos. Um deles é o “Jardim sensorial”, que busca auxiliar as pessoas com pouca visão por meio do cheiro das plantas. Segundo o professor Marinaldo Francisco Zaotelli, “esse projeto surgiu de uma parceria com Associação de Deficientes Visuais, onde o plano é construir uma praça sensorial, até o final do ano, no campus Itapina para atender à população com deficiência na região de Colatina”. O segundo projeto, coordenado pelo professor Anderson Holtz, trabalha com produtos alternativos no controle de pragas, que tem como objetivo diminuir o uso de produtos químicos na agricultura.

O campus Ibatiba expôs seis projetos, todos voltados ao meio ambiente. Segundo a aluna do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, Adriana do Rosário Fernandes, “o campus está buscando, através dos projetos criados, resgatar a cultura da região”. Já o campus Vila Velha expôs um projeto que simula computacionalmente o que é feito com substâncias tóxicas em um laboratório de química. O campus foi convidado a apresentar o trabalho em um evento internacional e será representado pelo professor Rogério Rodrigues.

O campus Serra apresentou projetos criados em parceria com a Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica do Ifes, que oferece estrutura física, apoio tecnológico e de gestão para empreendedores começarem seu próprio negócio a partir de uma boa ideia. A cada dia, um projeto diferente foi exposto. O primeiro trabalho apresentado para o público foi a máquina de Transmissão Automática de Dados de Energia – Tad-E, que tem como público-alvo a empresa de Energia EDP-Escelsa.

O campus Vitória participou com sete projetos em exposição. Cinco dos projetos expostos são da área de Geoprocessamento e contam com imagens em 3D. Outro projeto exposto é o “Módulo Didático” que usa a bicicleta ergométrica para fazer uma abordagem bem básica e clara sobre o processo de geração de energia, evidenciando o processo de energia através da lâmpada. Ainda no estande do campus Vitória, os alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental apresentaram pesquisa sobre polímero de biodegradáveis, que utiliza a gelatina como base para produzir plástico.

semana C T 2 site