Página inicial > Notícias > Alunos do curso técnico em Automação Industrial constroem Árvore de Natal sustentável

Publicado: Quinta, 27 de Dezembro de 2012, 11h10 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2017, 13h45

site2

Os alunos da turma AN4, do curso técnico em Automação Industrial do campus Serra participaram da construção de uma árvore de Natal sustentável. A árvore, feita de garrafa pet verde e fitas de LED, é alimentada por um sisitema fotovoltaico, podendo ser instalada num local desprovido de energia elétrica.

Os alunos Felipe Morilho de Castro e Saulo Nazareth Barra elaboraram a parte eletrônica da árvore. "Implementamos um circuito eletrônico que faz o controle da sequência de funcionamento dos Leds, o que permite vários tipos de combinação visual com os Leds, explica o professor de automação, Wagner Teixeira da Costa.

O projeto é uma iniciativa do Programa de Educação Ambiental em parceria com o Grupo de Energias Renováveis para Automação - GERA do campus Serra. O trabalho foi orientado pelos professores de automação, Giovani Zanetti Neto e Wagner Teixeira da Costa, coordenadores do GERA.