Página inicial > Notícias > Aluno do Mestrado do campus Serra apresenta trabalho no ERSI 2017

Aluno do Mestrado do campus Serra apresenta trabalho no ERSI 2017

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 12h40 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2017, 12h44
O aluno do Mestrado em Engenharia de Controle e Automação do campus Serra, João Marcos de Rezende, apresentou trabalho no evento na IV Escola Regional de Sistemas de Informação – RJ (ERSI-RJ 2017). O ERSI-RJ 2017 é um evento que acontece nos dias 25 e 26 de outubro de 2017 no Núcleo de Computação Eletrônica (NCE), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e tem como objetivo principal reunir estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de Sistemas de Informação para promover discussões sobre temas relacionados a esta área. O evento é promovido pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

O trabalho intitulado "Text Mining em documentos de patentes do USPTO: Um Estudo de caso usando o RapidMiner" é orientado pelos professores Karin Komati e Leando Colombi, cuja proposta do trabalho baseou-se na utilização da técnica de Text Mining para a coleta de palavras-chave de documentos de patentes e, aplicação do algoritmo k-Means para o agrupamento de forma clusterizada destes documentos no software RapidMiner. Desta forma, apresenta-se o passo-a-passo desde a coleta dos dados até a apresentação dos resultados. Investigou-se a performance do software RapidMiner na base de patentes do escritório USPTO no período de janeiro/2010 à março/2015.

Para mais informações sobre o evento acesse o site do ERSI-RJ 2017 : http://ersi2017.nce.ufrj.br/

WhatsApp Image 2017 10 25 at 09.08.42