Página inicial > Notícias > Aluno do Ifes constrói impressora 3D

Aluno do Ifes constrói impressora 3D

Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2012, 12h15 | Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2017, 15h19

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes qualifica profissionais em ciência e tecnologia e estimula a produção científica de seus estudantes, tanto em sala de aula, como em grupos de pesquisa. O aluno de Engenharia de Controle e Automação do campus Serra, Guilherme Lima Barbarioli, construiu uma impressora 3D a partir de pesquisas em sites informativos e fóruns. Ele faz parte do Grupo de Energias Renováveis para Automação – Gera do campus Serra, e é orientado pelo professor Wagner Teixeira, que também o ajudou na montagem do robô.

“Durante a pesquisa para comprar uma impressora montada, descobri o quão era cara. Pesquisando mais, descobri que existia um projeto aberto, muito bem documentado, que me possibilitava construir uma impressora 3D de qualidade razoável por um preço muito acessível”, conta Guilherme. O robô faz a impressão de protótipos tridimensionais.

Guilherme está estudando na Universidade de Manitoba, na cidade de Winnipeg, no Canadá, pelo Programa Ciências sem Fronteiras, do Governo Federal. Segundo ele, a adaptação está sendo muito tranquila, pois foram mais 83 brasileiros com ele. “A universidade tem um padrão elevado, um sistema internacional de avaliação e é bem rigorosa. Apesar disso, temos muitas atividades extraclasses e passeios típicos, como assistir a jogos de futebol americano. Está sendo uma experiência ótima, muito enriquecedora”, afirma.

Confira o vídeo da impressora 3D imprimindo um cubo: http://www.youtube.com/watch?v=V4pArJDyNyg.