Página inicial > Notícias > Agifes participa de evento regional sobre desenvolvimento social

Agifes participa de evento regional sobre desenvolvimento social

Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2012, 13h22 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2017, 14h34

Representantes da Agência de Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo – Agifes, Wanessa Gonçalves dos Santos e Cristina Mota Damasceno, participaram do II Encontro Regional de Engenharia e Desenvolvimento Social – Ereds Sudeste, com apresentação de trabalhos voltados à extensão universitária. O evento aconteceu nos dias 14 e 15 de junho, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ e no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro – Cefet/RJ, em Nova Iguaçu.

O evento reuniu atores externos e internos das universidades para debater as possibilidades de contribuição para o desenvolvimento social, apresentando a extensão universitária como um caminho importante.

Wanessa apresentou o Programa de Formação em Empreendimentos Econômicos Solidários no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo – Iases, projeto que está em fase de viabilização para implantação. O objetivo é promover um trabalho de extensão para os alunos do curso Superior em Engenharia de Produção do Ifes com foco no empreendedorismo social, na geração de trabalho e renda de forma sustentável para jovens e seus familiares, utilizando o mecanismo da pré-incubação para viabilizar a criação de empreendimentos econômicos solidários e, também, para potencializar a socioeducação e a reintegração social do adolescente.

Cristina apresentou o programa nacional Mulheres Mil e falou sobre os objetivos, sua implantação e execução em polos do Ifes, que já vem ocorrendo nos municípios de Aracruz, com as mulheres indígenas, e de Piúma, com mulheres marisqueiras.

Os programas visam ao desenvolvimento da incubação de empreendimentos de base social e promovem atividades de extensão, visando à aplicação do conhecimento tecnológico sob a ótica das necessidades sociais e sustentáveis da região Sudeste.