Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Abertas inscrições para concorrer a editais da Fapes
Início do conteúdo da página

Abertas inscrições para concorrer a editais da Fapes

Publicado: Segunda, 01 de Outubro de 2012, 13h44 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2017, 12h15

O edital Bolsa Pesquisador Capixaba pretende estimular o aumento da produtividade dos pesquisadores e aumentar o número de capixabas bolsistas de produtividade no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. São oferecidas 50 bolsas, com duração de até 36 meses. As propostas devem ser submetidas até o dia 26 de outubro.

A bolsa é destinada a pesquisadores-doutores de instituições de ensino ou pesquisa, públicas ou privadas, localizadas no Espírito Santo, com destacada produtividade entre seus pares e que não receba bolsa de outra agência de fomento, e visa a valorizar e estimular a produção científica e a atuação do pesquisador no desenvolvimento técnico-científico, no Espírito Santo.

Já o edital Taxa de Pesquisa objetiva apoiar financeiramente o desenvolvimento de atividades de pesquisa e, consequentemente, aumentar e estimular a competitividade dos pesquisadores do Espírito Santo, por meio do aumento de sua produtividade. Serão disponibilizadas 50 taxas de pesquisa, com duração de até 36 meses.

Bolsas de Mestrado e Doutorado
Os editais de Mestrado e Doutorado oferecem, juntos, 300 bolsas. As inscrições das propostas deverão ser feitas até o dia 30 de outubro pelo coordenador de Programa de Pós-Graduação stricto sensu, reconhecido pela Capes, das Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, localizadas no Espírito Santo. Os dois editais visam a apoiar a formação de recursos humanos qualificados, a consolidação de cursos de pós-graduação e o desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo.

No edital de Doutorado, são ofertadas 50 bolsas de doutorado e 50 taxas de bancada, recurso destinado ao financiamento de atividades relacionadas estritamente à programação acadêmica e pesquisas, por até 48 meses. Já o edital de Mestrado oferece 200 bolsas de mestrado, que terão vigência de até 24 meses.

Bolsas de apoio técnico
O edital concederá até 50 bolsas de apoio técnico de nível superior, com duração de até 24 meses. A submissão das propostas vai até 31 de outubro. As bolsas têm como objetivos apoiar a execução de atividades técnicas especializadas e melhorar o desenvolvimento de atividades científicas desenvolvidas em laboratórios de pesquisa.

Os editais estão disponíveis no site da Fapes: www.fapes.es.gov.br.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página