Página inicial > Notícias > 6º Ciclo de Estudos: Inscrições abertas para as oficinas e programação do início do semestre 2019/1

Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 16h02 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 16h02

Evento acontece nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2019.

Estão abertas as inscrições para as oficinas do 6º Ciclo de Estudos, que serão realizadas nos dias 04 e 05 de fevereiro 2019 no Campus Serra.  Os interessados em participarem das oficinas devem fazer inscrição no link https://goo.gl/VXTR6w. Confira abaixo a programação e os horários das oficinas:

4 de fevereiro de 2019
- 8h30 - Abertura com o Diretor Geral do Campus Serra

- 10h às 12h - Processos de Compras com o Diretor de Administração

- 13h às 17h  - "Saúde Mental na Vida Acadêmica" com o Prof. Gabriel Monteiro (UFES)
Resumo da palestra:
No intuito de traçar um perfil dos estudantes universitários brasileiros, o Fórum Nacional de Assuntos Estudantis (FONAPRACE, 2016) desenvolveu um levantamento que contou com a participação de 154.931 estudantes universitários. A IV Pesquisa Nacional de Perfil dos Discentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) revelou que 79,8% do total dos estudantes universitários passa por algum tipo de dificuldade emocional ao longo de sua graduação. O referido fenômeno advindo de diferentes fatores pode por vezes gerar um prejuízo para saúde do estudante que desencadeiam, para além dos altos índices de evasão e retensão, em situações como isolamento afetivo, depressão e tentativas de suicídio. Precisamos falar sobre essas questões e as possibilidades de intervenção.

Levantamento de temas de interesse do grupo de servidores na área de Saúde Mental e Aprendizagem , para construção de oportunidade de formação no Campus Serra - Cynthia Krüger Quinino

5 de fevereiro de 2019
- 10h às 12h - Como submeter Projetos de Ações Complementares de Ensino/Extensão

- 10h às 12h - Oficina: Mapas Conceituais no Processo de Ensino e de Aprendizagem – Cláudia Moraes
Resumo da oficina:
Os mapas conceituais são representações gráficas que facilitam o aprendizado de conceitos e processos e surgiu com a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel.

Um mapa de conceitos é similar a um fluxograma, incluindo relações bidirecionais e é constituído por círculos onde se inscrevem os conceitos e linhas (ligações) que concebem as relações entre os conceitos, através de
proposições.

Professores e alunos devem fazer uso dessa ferramenta que permite relações significativas entre os conceitos e as maneiras de organização das proposições. É uma estratégia de estudo que mostra como o aluno estrutura, organiza, hierarquiza, integra e relaciona conceitos de certa unidade de estudo.

- 13h30 - Cursos Técnicos Integrados e RAP - Diretoria de Ensino.