Página inicial > Notícias > Primeiro ciclo de palestras do curso de BSI acontece de 17 a 21 de dezembro

Primeiro ciclo de palestras do curso de BSI acontece de 17 a 21 de dezembro

Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 14h28 | Última atualização em Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 15h01

De 17 a 21 de dezembro acontece o primeiro ciclo de palestras do Bacharelado em Sistemas de Informação. O objetivo é ofertar gratuitamente acesso à informação qualificada por meio de palestras ou minicursos abordando temas emergentes da área de Sistemas de Informação e transversais a mesma que proporcionam a ampliação dos horizontes intelectuais e a formação de cidadania dos estudantes de sistemas de Informação do Campus Serra. Confira abaixo as informações:

Resenha

CV Palestrante

17/12 - 10h00

Internet das Coisas

Guilherme Azevedo

A ideia é conceituar IoT , descrever um  pouco das tecnologias que permitiram o surgimento dessa onda. Em seguida tentar dar ideia dos impactos econômicos e do  cotidiano. Concluindo com os desafios que se apresentam , tanto no que toca à implementação da tecnologia quanto aos impactos que ela nos trará.

Guilherme Azevedo possui Experiência de 20 anos em gerenciamento de projetos e infraestrutura de redes digitais. Definições e implementação de redes de fibra óptica, satélitais e rádios digitais e várias regiões do país.

Atualmente é Diretor de Desenvolvimento e Tecnologia da Sigmais IoT Company, empresa dedicada ao desenvolvimento de soluções baseadas em IoT - Internet das Coisas utilizando-se principalmente de redes LPWAN.

Introdução a Modelagem de Dispersão Atmosférica – Um conteúdo interdisciplinar

Edilson Luiz do Nascimento

A ideia é demonstrar, por meio de uma área da Engenharia Ambiental, como é o estudo de poluentes atmosféricos e sua concentração, o quanto a interdisciplinaridade é importante, pois envolve muitas disciplinas, tais como: Cálculo de Equações Diferenciais, Cálculo Numérico, Programação, Estrutura de Dados, Processamento de Imagens, Desenvolvimento de Sistemas, Mecânica dos Fluidos, entre outros. A palestra demonstra como se faz a modelagem de dispersão atmosférica, com demonstração dos passos para se apresentar a dispersão de poluentes atmosféricos.

Edilson Luiz possui Doutorado em Engenharia Ambiental, área de modelagem matemática e de dispersão de material particulado. Mestre em Informática na área de processamento paralelo. Pós-graduação Latu Sensu em Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Graduação em Engenharia Mecânica, todos os cursos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Áreas de interesse: modelagem de dados, banco de dados, linguagem de programação, processamento para

lelo, modelagem matemática, modelagem de dispersão, engenharia de software, análise e projeto de sistemas, informática educacional.

Auditório

A importância do ato de ler: saber e prazer.

Andréia Penha Delmaschio

Nesta palestra será retomado um rápido histórico da leitura, para tratar da importância do ato de ler, nas mais diversas áreas, como modo de acesso ao saber e ao prazer.

Andréia Penha Delmaschio é professora e pesquisadora do IFES, campus Vitória, onde atua nos cursos de Graduação (Letras Português Presencial) e Pós-graduação (Mestrado Profissional Profletras). É mestre em Estudos Literários (UFES) e doutora em Ciência da Literatura (UFRJ). Publicou diversos livros de contos, crônicas e infanto-juvenil. É autora dos livros de crítica literária Entre o palco e o porão: uma leitura de Um copo de cólera, de Raduan Nassar (São Paulo, Annablume, 2004) e A máquina de escrita (de) Chico Buarque (Rio de Janeiro: 7Letras, 2014).

Auditório

Defesa  de Mestrado da Engenharia de Controle e Automação: Um Sistema de Apoio Automatizado para Negociação de

Empréstimos Bancários

Diego Rodrigues Soares.

Orientadores: Luiz Alberto Pinto e Mateus Conrad B. da Costa

Neste trabalho discute-se a incorporação de informações de ambiente em processos de Negociação Automática de Empréstimos Peer-to-Peer (P2P). Estas informações são obtidas e processadas por agentes inteligentes a fim de auxiliar na tomada de decisão. Nesse sentido, apresenta-se, como a principal contribuição, um modelo de negociação que leva em conta a posição do mutuário para mitigar os riscos e, ao mesmo tempo, maximizar os ganhos para a instituição financeira.

Diego Rodrigues é Bacharel em Sistemas de Informação pelo Ifes Serra. Mestrando em Engenharia de Controle e Automação pelo Ifes-Serra. Analista de Sistemas da HPPCC Systems.

HPCC Systems - Uma Plataforma de Código Aberto para Análise de Big Data

Diego Rodrigues Soares e Francisco Escher Guimarães da Silva

HPCC Systems®, uma solução de código aberto para tratamento de big data que pode ser implementada por empresas de todos os portes. Com o HPCC Systems® os desenvolvedores podem criar aplicativos com big data em sua essência, permitindo que as empresas analisem e entendam melhor os dados em escala, melhorando o intervalo de tempo necessário para se alcançar resultados e tomar decisões. A tecnologia oferece uma linguagem de programação centrada em dados, duas plataformas de processamento e uma arquitetura única, completa e de ponta a ponta.

Francisco Escher é formado em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e atua como Engenheiro de Software pela LexisNexis Risk Solutions, onde é responsável/atua no desenvolvimento e gerenciamento das equipes dos processos de back-office, Roxie services, data release e desenvolvimento web.