Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Professor do Campus Serra realiza estudo para desenvolver cadeira de rodas controlada por sinais cerebrais
Início do conteúdo da página

Professor do Campus Serra realiza estudo para desenvolver cadeira de rodas controlada por sinais cerebrais

Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 09h02 | Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 09h03

O projeto é vinculado ao Mestrado Profissional em Engenharia de Controle e Automação, do Campus Serra.

 

 

Um professor do Campus Serra e um servidor do Campus Linhares, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), estão realizando estudos para o desenvolvimento de uma cadeira de rodas controlada por sinais cerebrais. O responsável pelo projeto é o professor Richard Junior Manuel Godinez, do Mestrado Profissional em Engenharia de Controle e Automação, do Campus Serra. O servidor de Linhares Luiz Soneghet Nascimento, que também é aluno do mestrado, participa do estudo, iniciado em janeiro deste ano, com previsão de 24 meses de duração.

A iniciativa conta ainda com colaboração de Teodiano Freire Bastos, professor de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O objetivo é criar um sistema eletrônico de baixo custo para a aquisição e processamento de sinais cerebrais, permitindo que pessoas que tenham perdido a capacidade de se locomover possam se movimentar e também se comunicar.

De acordo com Richard, essa movimentação é feita por meio de uma interface cérebro-computador para o controle de uma cadeira de rodas robotizada. Em muitos outros lugares no mundo, sistemas semelhantes já foram desenvolvido, mas o diferencial desta pesquisa é tentar utilizar a menor quantidade possível de eletrodos para a aquisição de sinais cerebrais que possam garantir uma melhor experiência e conforto para o usuário.

“O sistema pretende beneficiar pessoas que não possuem muitas condições financeiras e também instituições que promovem a inclusão, justamente por ser de baixo custo”, destacou. Entre os possíveis beneficiados estão pessoas com deficiências motoras ocasionadas por AVC, poliomielite, esclerose lateral amiotrófica (ELA), múltipla esclerose e síndrome de Gillain-Barré.

O projeto recebeu financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), por meio do edital do Programa Primeiros Projetos (PPP), lançado em agosto do ano passado. O aporte financeiro foi de R$ 19.450.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Reitoria

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página