Página inicial > Notícias > Alunos do campus Serra participam do I Projeto Expedição Ifes – Conhecendo o Brasil

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 10h41 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2017, 11h25

Alunos dos cursos técnicos integrado puderam conhecer a história, cultura e arte cidade de Paraty, no Rio de Janeiro.

Alunos do campus Serra participaram do I Projeto Expedição Ifes – Conhecendo o Brasil, que consistiu em viagem à cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, entre os dias 21 a 25 de outubro. O projeto é uma idealização do professor Alesandro Bermudes Gomes e tem o objetivo de contribuir para que os alunos aprofundem os conteúdos ministrados em aula ao conhecerem in loco a história, cultura, arte e belezas naturais do Brasil.

Neste ano, participaram do projeto 34 alunos do ensino médio integrado dos cursos de automação industrial e de Informática para Internet, acompanhados pelos professores Wagner Caldas, Alessandro Bermudes, Amarildo Mendes, Mizael Fernandes, Tatiane Policário e pelo pedagogo, Wagner Scopel.

Durante a expedição, os alunos conheceram um pouco sobre a história do ciclo do ouro, por meio de visitas ao centro histórico e aos caminhos percorridos por mineradores, desde Minas Gerais até a cidade de Paraty. Também puderam observar a arquitetura e obras de engenharia da época. Outros pontos importantes discutidos em Paraty foram à geografia local e alguns aspectos econômicos e ecológicos da região como, por exemplo, da comunidade caiçara, localizada no distrito de Trindade, destacada pela resistência dos moradores à exploração imobiliária pela ameaça à sua cultura e a atividade pesqueira.

Segundo o coordenador Wagner Caldas, a Expedição Ifes - Paraty proporcionou aos alunos uma viagem no tempo, ao reviver, com o apoio do receptivo local, desde as capitanias, passando pelo ciclo do ouro, a Estrada Real, o ciclo da cana-de-açúcar, a produção de aguardente, o ciclo do café, o declínio da cidade e seu ressurgimento como ponto turístico. "Os alunos foram imersos na história de Paraty, a qual é, também, muito da história de nosso país", disse Wagner. Segundo a aluna,  Noiza Sperandio Bino, a Expedição Ifes foi muito importante para o seu crescimento  educacional, pois promoveu  um grande  aprendizado  sobre fatos e lugares, importantes na história do Brasil, além de proporcionar novas experiências e vivências em ambientes ecológicos preservados e com grande biodiversidade, além dos sítios históricos, que marcaram a história do Brasil e do mundo.

IMG 20171021 WA0043 IMG 20171022 WA0076 IMG 20171022 WA0085 IMG 20171023 WA0010