Página inicial > Notícias > Estudantes do campus Serra assistem a palestra sobre segurança do trabalho

Estudantes do campus Serra assistem a palestra sobre segurança do trabalho

Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2011, 14h25 | Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2017, 13h56

vistoria

Na quinta-feira (9), os alunos do curso de Automação Industrial do campus Serra participaram de uma palestra sobre segurança do trabalho, no auditório do campus. A palestra foi ministrada pelo Técnico em Segurança do Trabalho da ArcelorMittal, Jardel Albertino.

Durante o evento, os estudantes puderam conhecer de forma mais detalhada as normas de segurança e um pouco do histórico da ArcelorMittal, por meio de vídeos. Jardel destacou a importância do Equipamento de Proteção Individual – EPI e disse que acidentes podem ocorrer em todos os lugares. “Em casa, ao realizar uma tarefa, na rua ou até mesmo durante uma viagem, as pessoas podem se machucar caso não estejam protegidas corretamente”, ressaltou.

Além da palestra, os alunos participaram de visita técnica aos laboratórios de automação, informática e à área de vivência do campus. A visita teve como objetivos ampliar a percepção de segurança dos alunos e mostrar, na prática, quais procedimentos devem ser tomados em situações de risco. “A ideia é trabalhar com a prevenção. É importante sempre manter o ambiente sinalizado e bem organizado. Essas atitudes ajudam a evitar acidentes”, explicou Jardel. Alunos do curso de Automação e estagiários da ArcelorMittal apontaram e analisaram possíveis irregularidades nos laboratórios. Todo o conteúdo será enviado para a empresa para avaliação e as análises serão remetidas ao campus.

Durante a inspeção, foram analisados itens como organização de equipamentos, iluminação e materiais disponíveis para a realização de tarefas dentro dos laboratórios, que apresentaram resultados positivos. Jardel Albertino afirmou que isso colabora para a boa produtividade do estudante. “Desenvolver as atividades com segurança, sem dúvidas, cria a possibilidade de o aluno alcançar com mais facilidade o resultado desejado, sem se preocupar com fatalidades”, disse.

Ao final da palestra, todos os alunos receberam um certificado de participação.