Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Professor do campus Serra desenvolve sistema para veículos autônomos
Início do conteúdo da página

Professor do campus Serra desenvolve sistema para veículos autônomos

Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2011, 16h21 | Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2017, 13h02

Um assunto que tem sido cada vez mais alvo de pesquisas, devido a sua crescente utilização em diversos setores, como o industrial e o de defesa, é o desenvolvimento de veículos autônomos. Algumas formas de aplicação desse tipo de veículo podem ser encontradas na robótica móvel, na navegação de aeronaves e em tarefas automatizadas, industriais ou domésticas.

Basicamente, esses veículos são robôs móveis que, para interagir com o ambiente e se movimentar, necessitam de inteligência, introduzida na máquina pelo uso de sensores. Nesse contexto, o professor do campus Serra, Rafael Vivacqua, está trabalhando em um sistema de reconhecimento de imagens em tempo real para que os veículos possam se localizar. A pesquisa faz parte de sua tese de doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

O professor desenvolveu um sistema que, por meio de uma câmera posicionada no para-brisas dianteiro do veículo, realiza o processamento da imagem capturada, identifica a estrada e decide qual deve ser o ângulo de giro do volante para manter o automóvel no caminho correto. Para funcionar em tempo real, o sistema foi programado com linguagem e ferramentas específicas utilizadas no desenvolvimento de aplicativos da área computacional.

Além disso, para indicar o ângulo de giro do volante, o pesquisador montou um dispositivo com uma pequena haste móvel, cuja inclinação é proporcional ao giro indicado pelo sistema de reconhecimento da pista. O sistema foi testado, na BR-262, localizada entre Domingos Martins e Vitória. A partir do teste, foi possível identificar o potencial do trabalho desenvolvido.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página