Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Biblioteca
Início do conteúdo da página

Conheça a Biblioteca

Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2016, 08h56 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 11h48

Índice de Artigos

IMG 8204

A Biblioteca do Campus Serra está em funcionamento desde 2001. Localiza-se no Bloco 2 e ocupa uma área de 332m². Está vinculada diretamente a Diretoria de Ensino e é responsável pelo provimento das informações necessárias às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Unidade.

Possui em seu acervo aproximadamente 7600 livros, além de variados suportes informacionais, entre eles periódicos, CDs, DVDs, normas técnicas.

Possui equipamento de segurança para prevenção de furtos, visando maior segurança das obras. O sistema de gerenciamento de acervo utilizado pela biblioteca é o Pergamum.

 

MEU PERGAMUM

 

Horário de Funcionamento:

2ª a 6ª - 8:00 às 20:50h

Serviços oferecidos

Acesso wireless, consulta ao acervo online e local, empréstimo domiciliar, renovação e reserva online, terminais de computadores para acesso a internet, pesquisa e digitação de trabalhos, elaboração de ficha catalográfica, acesso a coleção das normas técnicas da ABNT, auxílio na normalização de trabalhos acadêmicos, entre outros.

Contato

27 3348-9230 - Balcão de atendimento

27 3348-9231 - Coordenação

biblioteca.sr@ifes.edu.br


Confira abaixo o guia do usuário, manual de renovação e reserva online e o regulamento interno da Biblioteca:

Guia do Usuário

Manual de renovação e reserva online

Regulamento Interno da Biblioteca do Campus Serra do Ifes


Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ficarão sob a guarda da Biblioteca do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus Serra, mediante termo de autorização, assinado pelo autor, para disponibilização eletrônica da versão definitiva do TCC no Sistema Pergamum de Bibliotecas e/ou Repositório Institucional do Ifes. O armazenamento do TCC está condicionado à observância das diretrizes das Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos e Científicos do Ifes.

Após a defesa e das possíveis correções em decorrência de sugestões feitas pela banca examinadora, serão seguintes etapas:

1. O aluno deverá enviar o arquivo do trabalho para o e-mail biblioteca.sr@ifes.edu.br, com o assunto “Entrega de TCC”, para que seja confeccionada a ficha catalográfica, o que se dará em até 10 (dez) dias úteis a partir do recebimento.

2. Caso o trabalho não esteja totalmente de acordo com as normas institucionais de apresentação de trabalhos acadêmicos, ele será devolvido aos responsáveis para correção.

3. A versão final, corrigida e contendo a ficha catalográfica, deverá ser enviada à biblioteca.

4. Caso o trabalho retorne ainda com pendências, ele será aceito, mas seguirá para inserção no Sistema Pergamum de Bibliotecas e/ou Repositório Institucional com nota sobre a situação de não adequação às normas institucionais de apresentação de trabalhos acadêmicos.

5. Depois de receber o arquivo final, a biblioteca emitirá um recibo de quitação, que somente será retirado mediante a entrega do Termo de Autorização para Disponibilização, devidamente assinado pelo autor e orientador.

Normas e Documentos

Normas para apresentação de referências NBR 6023 - Documento impresso e/ou digital

Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos - Documento impresso e/ou digital

Portaria nº 1226 - 2012 - Aprova procedimentos de entrega TCC Graduação nas Bibliotecas

ROD Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu

Template TCC - Campus Serra

Termo de autorização de monografia

Mecanismo on-line para Referências (M.O.R.E.)


Por meio das bibliotecas virtuais é possível obter amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas. Algumas são de acesso exclusivo a comunidade acadêmica do Ifes, outras são de acesso público, veja abaixo e aproveite!

Biblioteca Virtual Pearson

Biblioteca imagem

A Biblioteca Virtual Universitária (BVU) é uma iniciativa pioneira de acervo de livros digital composto por milhares de títulos, que abordam mais de 40 áreas do conhecimento, tais como: administração, marketing, economia, direito, educação, filosofia, engenharia, computação, medicina, psicologia, entre outras.

Por meio de uma plataforma intuitiva e ágil, os usuários da BVU acessam mais de 4000 títulos de mais de 20 editoras parceiras: Pearson, Manole, Contexto, Intersaberes, Papirus, Casa do Psicólogo, Ática, Scipione, Companhia das Letras, Educs, Rideel, Jaypee Brothers, Aleph, Lexikon, Callis, Summus, Interciência, Vozes, Autêntica, Freitas Bastos e Oficina de Textos.

Por meio da Biblioteca Virtual da Pearson os usuários do Ifes poderão:

- Consultar o livro na íntegra de forma interativa;

- criar sua estante virtual para os seus livros favoritos;

- fazer observações e comentários nas páginas dos livros, através da ferramenta de Anotações;

- e muito mais.

Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil - Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva - que oferece às instituições de ensino superior uma plataforma prática e inovadora para acesso digital a um conteúdo técnico e científico de qualidade.

Através da Minha Biblioteca, os estudantes têm acesso rápido e fácil a milhares de títulos acadêmicos das principais publicações de áreas como direito, ciências sociais aplicadas, saúde, entre outras.

Acesso à Minha Biblioteca

Alunos

Login: Matrícula

Senha: CPF (só os números)

 Servidores

Login: Siape

Senha: CPF (só os números)

Acesso à sala no Moodle contendo as plataformas Pearson e Minha Biblioteca

Obs.: Ao acessar a sala, o usuário terá acesso livre à Plataforma Pearson, porém a Plataforma Minha Biblioteca solicitará outro usuário e senha, visto que só os alunos dos cursos EaD e de Pós-Graduação presenciais terão acesso a esta plataforma.

BBE - Bibliografia Brasileira de Educação

Produzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP, esta base de dados disponibiliza as referências bibliográficas de periódicos e monografias na área educacional. O site oferece mecanismo interno de busca, com exemplos para orientar a pesquisa. Dispõe, ainda, de serviço de cadastramento on-line para novos trabalhos. Acesse.

BDTD - Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

A BDTD disponibiliza teses e dissertações existentes em meio eletrônico nas instituições de ensino superior brasileiras. Acesse.

Dialnet

É um portal de difusão da produção científica especializado em ciências humanas e sociais. Sua base de dados, de acesso livre, foi criada pela Universidad de La Rioja (Espanha) e constitui-se de uma hemeroteca virtual que contém os índices das revistas científicas da Espanha, Portugal e América Latina, incluindo também livros (monografias), teses de doutorados e outros tipos de documentos. Acesse.

LivRe!

Portal que facilita a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos, publicados em todas as áreas do conhecimento humano, em acesso livre na Internet. Acesse.

OAIster

Disponibiliza textos completos de artigos, dissertações, teses, imagens, vídeos e arquivos de áudio em várias línguas abrangendo todas as áreas do conhecimento, e recupera dados de pesquisa feita em português. Acesse.

ProQuest

Base de dados eletrônica com milhões de artigos originalmente publicados em revistas, jornais e publicações. Pode pesquisar estas bases de dados para artigos sobre o assunto pretendido ou que o irá ajudar na sua pesquisa ou trabalho escolar. Acesse.

SciELO Livros

Integrante do programa Scientific Eletronic Library Online SciELO Brasil - resultado de um projeto financiado pela FAPESP em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), o portal visa à publicação on-line de coleções de livros de caráter científico editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas. Acesse.

Repositório online ProEdu

O ProEdu é o repositório de objetos educacionais da rede profissional e tecnológica (Rede e-Tec Brasil) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação.

Os objetos educacionais são armazenados e catalogados para acesso público universal nesse repositório, promovendo o compartilhamento e oferta de conteúdo educacional acessível como política pública do Estado, bem como a ampliação do conteúdo disponibilizado. Desta forma, o ProEdu garante que os materiais didáticos produzidos com recursos públicos, em especial, os financiados pela Rede e-Tec Brasil tenham distribuição gratuita e de maneira irrestrita. Acesse.

Biblioteca Digital e Sonora

A Biblioteca Digital e Sonora, com acesso gratuito, mas exclusivo para pessoas com deficiência visual, reúne diversos materiais no formato digital para facilitar o acesso dessas pessoas aos conteúdos. Acesse.

Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca Digital disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são: - Promover a compreensão internacional e intercultural; - Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet; - Fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral; - Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países. Acesse.

Periódicos Capes

O Portal de Periódicos da Capes foi lançado em novembro de 2000 e é uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo, reunindo conteúdo científico de alto nível disponível à comunidade acadêmico-científica brasileira. Oferecendo acesso a textos selecionados em mais de 37 mil publicações periódicas internacionais e nacionais e às mais renomadas publicações de resumos, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica de acesso gratuito na web. Acesse.

Biblioteca Domínio Público

O portal da Biblioteca Domínio Público constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal. Acesse.

Google Book

Site do Google para busca de livros na Internet. Pode ser acessadas partes de livros ou livros na íntegra, bem como referência, resumo e informações sobre a obra. Se o livro não for protegido por direitos autorais ou se a editora conceder permissão, ou for de domínio público, poderá ser visualizado um trecho do livro e, em alguns casos, o texto na íntegra. Acesse.

Project Gutenberg

O portal Project Gutenberg reúne livros e documentos que estejam no domínio público de todo o mundo. Lá, é possível encontrar as obras originais de grandes nomes da literatura mundial. Acesse.

Edifes

A Edifes - Editora do Ifes, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, foi um dos projetos definidos dentro do Planejamento Estratégico da instituição. A finalidade da editora é atender à demanda de regulamentar, coordenar, fomentar, editorar e divulgar a produção de conteúdos do Ifes. Acesse.

Revista Brasileira de Computação Aplicada

A Revista Brasileira de Computação Aplicada (RBCA) é editada sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da Universidade Passo Fundo e publicada pela Editora UPF. Ela visa divulgar produções científicas nacionais e internacionais nas áreas de computação aplicada à agricultura, saúde, engenharias e demais áreas que necessitem da Computação como ferramenta para solucionar seus problemas, servindo, também, como um ambiente que propicie troca de experiências e de ideias entre pesquisadores que atuam nestas áreas de aplicação. Acesse.

ISYS: Revista Brasileira de Sistemas de Informação

iSys é uma publicação científica da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o apoio da Pós-Graduação em Informática (PPGI) do Departamento de Informática Aplicada (DIA) da UNIRIO. A revista publica trabalhos que analisem sistemas de informação sob três perspectivas: desenvolvimento, gestão e infraestrutura. Acesse.

RITA: Revista de Informática Teórica e Aplicada

A Revista de Informática Teórica e Aplicada - RITA é editada sob a responsabilidade do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Visa publicar trabalhos que mostrem o estado da arte e tendências da área de Informática e suas aplicações, servindo também como um fórum para discussões de projetos em desenvolvimento nas universidades e centros de pesquisa, bem como de seus resultados e perspectivas de aplicação. Sua abrangência é, basicamente, a comunidade Íbero-latino americana, com matérias aceitas em português, espanhol e inglês. Acesse.

Eletricidade Moderna

A revista Eletricidade Moderna registra, mensalmente, os avanços e as tendências da tecnologia de eletricidade, da geração à utilização de energia. Desde 1972 tem sido um instrumento de informação e de consulta de grande utilidade para todo o mercado eletroeletrônico. Graças a seu trabalho editorial e a iniciativas estratégicas, como a realização de encontros técnicos, pesquisas, guias de compras e publicações especiais, tornou-se a principal referência para os profissionais e empresas do setor. Acesse.

DOAJ

O DOAJ (Diretório de Revistas de Acesso Aberto) foi lançado em 2003 na Universidade de Lund, na Suécia. Hoje, o banco de dados independente contém mais de 12.000 títulos de periódicos de acesso aberto abrangendo todas as áreas da ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais e humanidades. Acesse.

SciELO.org - Scientific Electronic Library Online

Biblioteca eletrônica que disponibiliza artigos com texto completo. Acesse.

DOAB

Diretório de acesso aberto com mais de 1200 livros eletrônicos para a download. Acesse.

Oasisbr

Mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Acesse.

Coleção primeiro passos

A série de livros Primeiros Passos é uma importante coleção da Editora Brasiliense que, há mais de 30 anos, reúne textos sobre diversos temas: O que é capitalismo? O que é filosofia? O que é racismo? O que é Cultura? Acesse.

Universia

O Universia Livros é uma iniciativa de incentivo e popularização da leitura promovida pela Rede Universia - maior rede de cooperação universitária da América Latina. O projeto visa popularizar a distribuição de grandes clássicos da literatura brasileira e mundial, disponibilizando versões digitais para download gratuito. No decorrer do projeto, serão incorporados novos títulos, abrindo espaço também para novos autores e editoras universitárias que pretendam distribuir suas obras gratuitamente. Acesse.


Em caso de atraso na devolução, independente da categoria do usuário, será cobrada multa de R$ 1,00 (um real) por dia útil para cada material emprestado, conforme estabelecido pela Resolução do Conselho Superior nº 48/2016. O usuário poderá acumular até R$ 5,00 (cinco reais) de multa. A partir desse valor é automaticamente afastado do sistema de Biblioteca não podendo realizar novos empréstimos até que regularize a pendência. Além do pagamento da multa o usuário poderá ter seu nome inscrito em dívida ativa com a Fazenda Pública nos ditames da legislação federal cabível, inclusive com penhora de bens e impedimento para posse em cargo público.

Os valores das multas deverão ser recolhidos por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) no Banco do Brasil. O pagamento não poderá ser efetuado em caixa rápido e/ou por agendamento. A GRU poderá ser retirada no balcão de atendimento da Biblioteca ou ser gerada acessando o site do Tesouro Nacional.

Importante: cada biblioteca tem uma guia de recolhimento. Caso tenha gerado multa em outra biblioteca o usuário deverá solicitar a guia de recolhimento na que gerou a multa.

O usuário deve levar o comprovante de pagamento (GRU) da multa paga até o balcão de atendimento da biblioteca que originou o débito, para que seja dada baixa na sua multa.

Seguem abaixo as instruções para que você mesmo possa gerar este documento:

Clicar no link: http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp e preencher, conforme abaixo:

Unidade Gestora (UG): 158417

Gestão: 26406

Nome da Unidade: Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra

Código de Recolhimento: 28832-2

Número de Referência: 11

Competência (mm/aaaa): mês e ano do pagamento da GRU

CNPJ ou CPF do Contribuinte: CPF

Nome do Contribuinte / Recolhedor: aluno/servidor

(=) Valor Principal: (*) CAMPO OBRIGATÓRIO

(=) Valor Total: (*) CAMPO OBRIGATÓRIO

Selecione uma opção de geração: Geração em PDF

Emitir GRU

SIGA OS PASSOS COM BASTANTE ATENÇÃO, POIS NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR DOCUMENTOS GERADOS INCORRETAMENTE

registrado em:
Fim do conteúdo da página