Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos > Graduação > Engenharia de Controle e Automação
Início do conteúdo da página

Engenharia de Controle e Automação

Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2009, 19h03 | Última atualização em Sexta, 27 de Agosto de 2021, 17h19

O curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação busca formar profissionais para atuar em processos industriais, instrumentação, circuitos elétricos e eletrônicos, acionamentos de máquinas elétricas e equipamentos eletropneumáticos, sistemas supervisórios, microcontroladores e redes industriais dedicadas à automação.

Área de Atuação

O profissional pode atuar em indústrias de automação e controle e do setor eletroeletrônico, além de empresas em geral que utilizem equipamentos automatizados em sua produção, como as das áreas siderúrgica, naval, aeronáutica, metalúrgica, metalmecânica, alimentícia, cerâmica, petroquímica, carboquímica, de celulose e papel, mármore e granito, plástico, entre outras.

Perfil do Profissional

Engenheiros com conhecimentos teóricos e práticos de processos industriais, instrumentação, circuitos elétricos e eletrônicos, acionamentos de máquinas elétricas e equipamentos eletropneumáticos, sistemas supervisórios, microcontroladores e redes industriais dedicadas à automação. São profissionais habilitados para absorver e desenvolver novas tecnologias e resolver problemas de forma crítica e criativa. O curso é voltado especialmente para trabalhadores que já atuam na área e buscam maior qualificação técnica e acadêmica.

Modalidade: Presencial

Turno: Duas ofertas anuais, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre, ambas no turno integral.

Obs.: As turmas com ingresso no primeiro semestre iniciarão o curso com oferta de disciplinas majoritariamente no turno noturno, enquanto as turmas com ingresso no segundo semestre iniciarão o curso com oferta de disciplinas majoritariamente no turno vespertino. Para todas as turmas o turno majoritário de oferta de disciplinas poderá ser alterado no decorrer do curso, a critério da coordenação do curso.

Duração: 5 anos

Quantidade de vagas: 36 vagas por semestre

Carga Horária: 3645 h de disciplinas, 300h de estágio e 200h de atividades complementares

Ato de autorização Resolução CS nº 30/2019, de 04/10/2019" a Portaria CS 30/2019

Ato de reconhecimento Portaria nº 245, de 16.04.2014, DOU nº 74, Seção 1, folha nº 25, 17.04.2014

Contato da Coordenadoria do Curso: 27 3348-9274 | ceca.sr@ifes.edu.br

Coordenador do Curso: Geovane de Araujo Ceolin - Conforme Portaria nº 686 de 19 de março de 2020

 Projeto Pedagógico de Curso (PPC):

PPC - 2019

PPC - 2012

Colegiado do Curso:

É o órgão consultivo e deliberativo nos assuntos pedagógicos relacionados ao curso, subordinando-se à Diretoria de Ensino do Campus, mantendo relação cooperativa com as demais coordenadorias do Campus.

Clique aqui para acessar a composição atual do colegiado

Núcleo Docente Estruturante (NDE):

É um órgão suplementar da estrutura dos cursos de graduação, com atribuições consultivas e propositivas, subsidiando as deliberações do Colegiado do Curso sobre as atribuições acadêmicas de acompanhamento e atuação no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), observando-se as políticas e normas do Ifes.

Clique aqui para acessar a composição atual do NDE

Ementas das Disciplinas:

Engenharia de Controle e Automação - Matriz ano 2019

Engenharia de Controle e Automação - Matriz ano 2010 e Matriz ano 2012

 Equivalência entre Matrizes

Matriz 2019 e disciplinas equivalentes na Matriz 2012

Área do aluno: Clique aqui para acessar a Sala AVA do Curso

Informações auxiliares para produção de TCC:
Alunos podem buscar informações sobre áreas de interesse, professores orientadores e trabalhos e propostas em andamento acessando a página criada pela Comissão responsável por gerir demanda, propostas e distribuição de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Confira em TCCs CECA (notion.so). Na página você encontrará:

Áreas de Interesse - onde você pode navegar pela área de interesse, observando quais professores se interessam por cada área;

Professores orientadores - onde você encontra os dados de cada professor;

Trabalhos e Propostas - onde, opcionalmente, os professores podem colocar propostas de trabalho.

https://www.serra.ifes.edu.br/noticias/comunicado-aos-discentes-da-engenharia-divulgada-pagina-com-informacoes-auxiliares-para-conclusao-de-tcc

Registro de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (ACC):

No semestre letivo 2021/1, os estudantes podem solicitar registro de atividades acadêmico-científico-culturais (ACC), comumente chamadas de atividades complementares, no período de 1º a 31 de julho de 2021. Para realizar a solicitação, basta acessar o formulário a seguir: http://bit.ly/Ativ_Complem_ECA_2021_1

registrado em:
Fim do conteúdo da página